Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
COMUNICAÇÃO (31004016033P2)
O culto no universo fandom: dinâmicas afetivas e sociais em comunidades de fãs no ciberespaço
ADRIANA CORREA SILVA PORTO
DISSERTAÇÃO
16/04/2014

O objetivo da presente dissertação é conhecer e compreender como se dá a manifestação do culto dos fãs a um produto de entretenimento contemporâneo, assim como as motivações e desdobramentos de tal prática. O trabalho é um estudo de caso realizado a partir de uma comunidade virtual, mais precisamente, um fórum de discussão sobre a série audiovisual americana Game of Thrones, produzida e exibida pela emissora HBO. A pesquisa apresenta e discute diferentes conceitos sobre fãs, culto, comunidade virtual, cultura fandom, cultura material, gênero fantasia, experiência estética, complexidade e estratégia narrativa, se guiando pela perspectiva metodológica da materialidade da comunicação. A partir de uma questão levantada pelos próprios fãs, este trabalho busca ainda confirmar ou refutar a hipótese de que o rompimento com o clássico modelo narrativo, conhecido como Jornada do Herói, amplamente utilizado por Hollywood nas décadas de 80 e 90, poderia contribuir para a manutenção e/ou recrudescimento do culto em torno da obra audiovisual analisada. Com este propósito, também são demonstrados os dados sobre as observações realizadas em campo e o que estes representam. Por fim, são trazidos à tona novos fenômenos, experiências e intuições como possibilidades de aprofundamento em estudos futuros.

Culto. Fãs. Comunidade. Ciberespaço. Materialidade.
The object of this dissertation is to know and understand how happens the manifestation of the cult of fans around a product of contemporary entertainment, as well as the motivations and consequences of such practice. The work is a case study from a virtual community, more precisely, a forum for discussion of American audiovisual series, Game of Thrones, produced and aired by broadcaster HBO. The research presents and discusses different concepts of fans, cult, virtual community, fandom culture, material culture, fantasy genre, aesthetic experience, complexity and narrative strategy. It guide itself by the methodological perspective of the materiality of communication. From an issue raised by the fans themselves, this work also seeks to confirm or refute the hypothesis that the break with the classical narrative model, known as the Hero's Journey , widely used by Hollywood in the 80s and 90s, could contribute to maintenance and/or resurgence of the cult around the audiovisual work analyzed. For this purpose, the data gathered from the observations made in the field are also shown, as well as what they represent. Finally, are brought new phenomena, experiences and insights as possibilities for further research in future studies.
Cult. Fans. Community. Cyberspace. Materiality.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

COMUNICAÇÃO
TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E CULTURA
Cartografias da cibercultura: A Contribuição de Vilém Flusser

Banca Examinadora

ERICK FELINTO DE OLIVEIRA
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
VINICIUS ANDRADE PEREIRA Docente - COLABORADOR
BRUNO ROBERTO CAMPANELLA Participante Externo

Vínculo

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Não