Este estudo analisa aprendizagens docentes de professoras participantes do Grupo de Estudos de Educação Matemática (GEEM-ES) explicitadas em narrativas e reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem de divisão com crianças. O grupo é formado por professores que ensinam matemática para diferentes níveis de ensino e outros profissionais da educação do Estado do Espírito Santo. Esse grupo se reúne semanalmente para discutir, compartilhar experiências e instigar mudanças de atitudes e procedimentos em sala de aula, a partir de pesquisa e reflexões sobre situações vivenciadas em suas práticas pedagógicas docentes. As interações no grupo acontecem de maneira natural, motivadora, coparticipativa e, por vezes, com práticas colaborativas. Como abordagem, usamos a pesquisa qualitativa de cunho interpretativo e os fundamentos teóricos da pesquisa colaborativa, por considerar a sua pertinência e adequação à nossa realidade específica. Nela trabalhamos com ações colaborativas tanto na pesquisa em si como na produção de conhecimento e desenvolvimento profissional, procurando retratar a perspectiva narradas pelas colaboradoras. Participaram desta pesquisa cinco professoras que fazem parte do GEEM-ES e que
atuam nos anos iniciais e na educação infantil e não são habilitadas em matemática. Verificamos que, por causa da falta desses estudos e conhecimentos na formação inicial, possuem dúvidas em relação a conteúdos matemáticos, que por vezes, são expostos no GEEM-ES. Os dados foram coletados em encontros semanais do grupo, em entrevistas semiestruturadas com as colaboradoras, questionário para identificação dos diferentes perfis e de suas vivências docentes; observações e registros de relatos de experiências em narrativas apresentadas em reuniões semanais realizadas pelo grupo; e, gravações em áudio de algumas dessas reuniões. A análise dos dados auxiliou as professoras na construção coletiva de conhecimentos relacionados ao processo de ensino e aprendizagem com base na autonomia, dialogicidade e colaboração. Considerando que as narrativas foram a principal fonte de produção dos dados, esta pesquisa ancora-se nas vozes das professoras, aquilo que elas narram como constituinte de suas trajetórias no processo educativo e no ensino de divisão em suas aulas. Constata-se, em narrativas das professoras colaboradoras, que as vivências em aulas sobre o conteúdo divisão no ensino de matemática e discussões decorrentes deste processo durante as suas participações no GEEM-ES, marcaram nas de maneira positiva. Marcas que se vincularam em ações presentes ao ensinarem
matemática sem formação em matemática, mas que são quebradas, no pertencimento ao grupo de estudos, que oportunizou apropriação de outras formas de ensinar o conteúdo de divisão em matemática. Como resultado desta investigação, foi desenvolvido um livro de forma colaborativa contendo narrativas do processo formativo.