O presente trabalho tem como objetivo investigar a contribuição das formações continuadas ofertadas a professores da rede municipal de Guarulhos em relação às práticas antirracistas no ambiente escolar. Relaciona as iniciativas deste campo com o trato das relações étnico-raciais no interior das escolas e analisa a influência que estas formações têm na geração de práticas pedagógicas em sala de aula. Parte da constatação do avanço que a formação contínua de professores tem tido no país nas últimas décadas, muitas vezes impulsionada por deficiências identificadas na formação inicial desses profissionais. Nesta perspectiva, o estudo é direcionado para aproximar o tema das relações étnico-raciais nas formações continuadas de professores, a partir dos estudos de Libâneo (1999, 2004), Candau (1996), Gatti (2010), Formosinho (2011), Gomes (2005), Imbernón (2009), Munanga (2006, 2009) e Cavalleiro (2000). Trata inicialmente da formação continuada de professores, apresentando a trajetória dessa formação nos últimos anos, assim como os desafios que os professores têm enfrentado para participar dos cursos que lhes são oferecidos. Focaliza o trato das relações étnico-raciais nos processos formativos dos professores, a partir do exame conceitual de raça, racismo, etnia, assim como da construção ideológica do mito da democracia racial no Brasil. Apresenta o campo e os sujeitos que fizeram parte da investigação empírica, assim como as entrevistas realizadas com professores da rede municipal de Guarulhos. Conclui-se assim que o crescente número de formações continuadas sobre o tema das relações étnico-raciais na rede, não têm alcançado todos os professores. Quando processos formativos são realizados no ambiente escolar este alcance representa não somente uma porcentagem maior, mas mudanças significativas nas práticas pedagógicas dos docentes participantes. Desta forma, os cursos, palestras e formações oferecidos aos professores, sobre as relações étnico-raciais, podem contribuir e influenciar de forma positiva as práticas docentes propiciando um processo de conscientização e responsabilização em relação ao tema.