Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
CIÊNCIAS SOCIAIS EM DESENVOLVIMENTO, AGRICULTURA E SOCIEDADE (31002013007P9)
CARDÁPIO DO DIA: CONSUMO ALIMENTAR ENTRE JOVENS DA “NOVA CLASSE MÉDIA”
PATRICIA DA ROCHA GONCALVES
TESE
30/06/2014

Nos últimos anos, as taxas de crescimento econômico, a diminuição das desigualdades de rendimentos pelo trabalho formal, aliado aos programas de transferência de renda, como também a expansão do crédito, ganho real de renda e a estabilização da economia proporcionaram a uma parcela significativa da população brasileira a elevação de seus rendimentos, bem como a melhoria no padrão de consumo das famílias. Esse novo cenário despertou o interesse em estudos sobre a chamada “nova classe média”. Este trabalho tem por objetivo entender o consumo alimentar entre jovens da “nova classe média” e de que maneira o seu cotidiano de trabalho e estudo condicionam as suas escolhas em relação a sua alimentação. A metodologia utilizada foi o registro em cadernos chamados de diários alimentares pelos jovens pesquisados como também entrevistas em profundidade acerca de suas visões de mundo e aspectos específicos ao consumo alimentar.

consumo alimentar, nova classe média, jovens, consumo, alimentação.
In recent years, rates of economic growth, reducing income inequalities by formal work, together with the income transfer programs, as well as the expansion of credit, real income gain and stabilization of the economy provided a significant portion of the population the increase of his income, as well as improvement in the consumption pattern of households. This new scenario has sparked interest in studies on the so called "new middle class". This work aims to understand the food consumption among young people of the "new middle class" and how their daily work and study affect their choices regarding their food. The methodology used was in the record books called food diaries by young people surveyed as well as in depth interviews about their worldviews and specific food consumption aspects.
food consumption, new middle class, youth, consumption, food.
1
160
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

DESENVOLVIMENTO, AGRICULTURA E SOCIEDADE
INSTITUIÇÕES, MERCADO E REGULAÇÃO
Juventude, consumo e participação política

Banca Examinadora

JOHN WILKINSON
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA DE FÁTIMA FERREIRA PORTILHO Docente - PERMANENTE
LIVIA MARTINS PINHEIRO NEVES Participante Externo
MARIA SARAH DA SILVA TELLES Participante Externo
GEORGES GERARD FLEXOR Docente - COLABORADOR
JOHN WILKINSON Docente - PERMANENTE

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUND COORD DE APERFEICOAMENTO DE PESSOAL DE NIVEL SUP - Programa de Demanda Social 36

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim