Resumo:
Na Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica no Brasil, a dança está presente, majoritariamente, em dias festivos e em apresentações, por meio de coreografias externamente orientadas pelo professor, com passos e gestos executados de forma mecanizada pela criança, inibindo a sua produção autoral e a sua criatividade. Assim, o protagonismo infantil é deixado de lado, evidenciando-se o olhar adultocêntrico sobre essa arte. Além disso, a dança aparece em dissonância com a dinâmica curricular específica da Educação Infantil, que pressupõe a articulação dessa manifestação cultural com outras áreas do conhecimento, campos de experiências, linguagens e sujeitos. O objetivo geral desta pesquisa é analisar, mediante uma experiência pedagógica, os desafios e as possibilidades para a mediação das danças populares no contexto da Educação Infantil. Trata-se da combinação de dois tipos de pesquisa: a Pesquisa-Ação Existencial e a Pesquisa Bibliográfica. Na Pesquisa Bibliográfica, foram realizados um levantamento e a análise da produção acadêmica da pós-graduação brasileira sobre a dança na Educação Infantil. Para isso, foi utilizado o Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para análise dos trabalhos encontrados, foram utilizados os seguintes indicadores bibliométricos: fluxo temporal, áreas do conhecimento, regiões e instituições, autoria e metodologias utilizadas. A análise temática foi realizada destacando o foco de cada produção. A Pesquisa-Ação Existencial foi desenvolvida em um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do município de Vitória/ES, com uma turma de 25 crianças de cinco anos de idade. A pesquisa ocorreu entre os meses de agosto e dezembro de 2021, totalizando 19 idas ao CMEI e 38 encontros com as crianças, com duração de 50 minutos cada encontro. As mediações valorizaram as agências dos infantis e a articulação da dança com a dinâmica curricular do CMEI, levando-se em consideração um currículo decolonial, enfatizando questões étnico-raciais de enfrentamento ao racismo. Como instrumentos para a produção dos dados, foram utilizados registros fotográficos, anotações em diário de campo e produção de portfólio, contendo planejamentos das práticas pedagógicas, bem como os produtos das ações realizadas com as crianças durante as mediações. Os dados produzidos foram interpretados à luz da Sociologia da Infância e dos Estudos com o Cotidiano. Os resultados da Pesquisa Bibliográfica trouxeram um total de 22 dissertações e 2 teses, que aparecem em maior número e com maior regularidade a partir do ano de 2009, distribuídas em diferentes programas de pós-graduação (Educação, Artes, Educação Física, Dança e Psicologia) de diferentes regiões brasileiras, com exceção do Norte e do Centro-Oeste do país. Além disso, verificou-se a predominância de instituições públicas e de mulheres como autoras desses trabalhos, destacando-se o interesse por investigar práticas e métodos de ensino da dança, articulando-se a formação inicial e continuada dos professores. Na Pesquisa-Ação Existencial, a análise dos dados foi realizada a partir de três categorias: agências das crianças, articulação curricular e relações étnico-raciais. Foram trabalhadas as seguintes danças populares: Congo, Jongo, Boi de Goiabeiras ou Boi Estrela, Capoeira e Maculelê. Durante as mediações com essas manifestações populares, foi evidenciado o protagonismo das crianças durante o processo, valorizando a dança pautada na criação das próprias crianças, sem passos externamente orientados pela Professora. Além do protagonismo infantil, foi evidenciado também a articulação da dança com outras linguagens presentes na Educação Infantil como a música, a dramatização, a contação de histórias e as artes visuais. Durante a pesquisa também foram valorizadas as questões étnico-raciais dando ênfase às culturas afro-brasileira e africana, como forma de valorizar as matrizes negras presentes em nossa cultura e promover uma educação antirracista. Foram realizadas diferentes formas de trabalhar a dança no cotidiano da Educação Infantil, realizando esse trabalho de forma integrada com o Projeto Institucional do CMEI, de forma contextualizada e coerente com a dinâmica curricular dessa primeira etapa da Educação Básica. Desafios também foram encontrados durante a execução da pesquisa, em relação à articulação com outros profissionais do CMEI devido à falta de um tempo específico para planejamento entre esses profissionais, dificultando assim a interação da dança com as demais linguagens. Destacamos a importância da valorização do cotidiano como lócus de produção de conhecimento e de relações sociais de interação entre as crianças, entre as crianças e os adultos e entre as crianças e a temática que está sendo trabalhada. Ressaltamos a importância de mais pesquisas que abordem a dança de forma não mecanizada, trazendo essa prática corporal e artística de forma articulada com outras linguagens e valorizando o protagonismo das crianças.
Abstract:
In Early Childhood Education, the first stage of Basic Education in Brazil, dance is present, mostly, on festive days and in presentations, through choreographies externally guided by the teacher, with steps and gestures mechanized by the child, inhibiting its production authorship and your creativity. Thus, children`s protagonism is left aside, highlighting the adult-centric view of this art. In addition, dance appears in dissonance with the specific curricular dynamics of Early Childhood Education, which presupposes the articulation of this cultural manifestation with other areas of knowledge, fields of experience, languages and subjects. Thus, the general objective of this research is to analyze, through a pedagogical experience, the challenges and possibilities for the mediation of popular dances in the context of Early Childhood Education. It is a combination of two types of research: Existential Action Research and Bibliographic Research. In the Bibliographic Research, a survey and analysis of the academic production of Brazilian postgraduate studies on dance in Early Childhood Education were carried out. For this, the Theses and Dissertations Catalog of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (Capes) was used. For the analysis of the works found, the following bibliometric indicators were used: temporal flow, areas of knowledge, regions and institutions, authorship and methodologies used. The thematic analysis was carried out highlighting the focus of each production. The Existential Action-Research was developed in a Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI) in the city of Vitória/ES, with a group of 25 five-year-old children. The research took place between August and December 2021, totaling 19 trips to the CMEI and 38 meetings with the children, each meeting lasting 50 minutes. The mediations valued the children`s agencies and the articulation of dance with the curricular dynamics of the CMEI, taking into account a decolonial curriculum, emphasizing ethnic-racial issues of confronting racism. As instruments for data production, photographic records, field diary notes and portfolio production were used, containing planning of pedagogical practices, as well as the products of the actions carried out with the children during the mediations. The data produced were interpreted in the light of Sociology of Childhood and Studies with Daily Life. The results of the Bibliographic Research brought a total of 22 dissertations and 2 theses, which appear in greater numbers and with greater regularity from the year 2009, distributed in different postgraduate programs (Education, Arts, Physical Education, Dance and Psychology ) from different Brazilian regions, with the exception of the North and Midwest of the country. In addition, there was a predominance of public institutions and women as authors of these works, highlighting the interest in investigating dance teaching practices and methods, articulating the initial and continuing training of teachers. In the Existential Action Research, data analysis was carried out based on three categories: children`s agencies, curricular articulation and ethnic-racial relations. The following popular dances were worked on: Congo, Jongo, Boi de Goiabeiras or Boi Estrela, Capoeira and Maculelê. During the mediations with these popular demonstrations, the children`s protagonism during the process was evidenced, valuing dance based on the creation of the children themselves, without steps externally guided by the Teacher. In addition to children`s protagonism, the articulation of dance with other languages present in Early Childhood Education, such as music, dramatization, storytelling and visual arts, was also evidenced. During the research, ethnic-racial issues were also valued, emphasizing Afro-Brazilian and African cultures, as a way of valuing the black matrices present in our culture and promoting an anti-racist education. Different ways of working with dance in the daily life of Early Childhood Education were carried out, carrying out this work in an integrated way with the Institutional Project of CMEI, in a contextualized and coherent way with the curricular dynamics of this first stage of Basic Education. Challenges were also found during the execution of the research, regarding the articulation with other CMEI professionals due to the lack of a specific time for planning between these professionals, thus hindering the interaction of dance with other languages. We highlight the importance of valuing everyday life as a locus of knowledge production and social relations of interaction between children, between children and adults and between children and the theme being worked on. We emphasize the importance of more research that approaches dance in a non-mechanized way, bringing this corporal and artistic practice in an articulated way with other languages and valuing the protagonism of children.