Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
O discurso publicitário e a imagem feminina no Dia Internacional da Mulher
SECLEIDE ALVES DA SILVA
DISSERTAÇÃO
14/12/2012

Esta pesquisa, que tem como título O discurso publicitário e a imagem feminina no Dia Internacional da Mulher, se propõe a descrever/interpretar como os mecanismos da relação saber/poder contribuem, através das práticas discursivas da publicidade, para tornar os corpos femininos dóceis, passíveis de terem suas atitudes e identidades moldadas. Fundamentamos o nosso estudo no campo teórico da Análise do Discurso de linha francesa, que se caracteriza por seu diálogo com outras áreas do conhecimento, como a História, por exemplo, tomando as contribuições destas como partes importantes na constituição de seus aportes teórico-discursivos. Dentro desse campo, buscamos em Michel Foucault as contribuições necessárias para desenvolvermos nossa investigação, como as noções de saber, poder, discurso e sujeito, observando na materialidade linguística da revista Veja, os artifícios da relação saber/poder que sustentam as dicursividades das peças publicitárias tomadas para análise. O nosso corpus é constituído de seis peças publicitárias que se apresentam como homenagens ao Dia Internacional da Mulher e foram veiculadas na revista Veja entre os anos de 2005 a 2010. A análise tomou como percurso metodológico a arqueologia de Foucault, sendo que as publicidades sobre o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, foram analisadas a partir do trajeto temático corpo feminino e docilização, tomando os eixos beleza, domesticidade, saúde, boa forma e modernidade como ponto de partida para a leitura do corpus. A partir das análises realizadas foi possível observar que as materialidades publicitárias ancoradas na data do dia 8 de março geralmente usam essa data apenas como um chamativo, uma forma de propagar que o produtor discursivo reconhece a importância da data e dedica um especial apreço pelas mulheres. No entanto essa alusão serve muito mais para cumprir o papel de promover o produto do que para realmente homenagear as mulheres por suas conquistas, o Dia Internacional da Mulher é geralmente esvaziado de sua historicidade. Podemos perceber ainda que através de suas práticas discursivas a publicidade age como um meio de docilização do corpo feminino. Nelas o sujeito mulher é discursivizado a partir dos saberes socialmente constituídos no tecido social, sendo apresentadas às mulheres posições de sujeito ideais, interferindo dessa forma na constituição das subjetividades femininas.

Discurso. Dia Internacional da Mulher. Imagem Feminina. Publicidade.
This research, which is entitled The advertising discourse on female image and International Women's Day, is proposed to describe / interpret the mechanisms of knowledge / power relationship contribute, through the discursive practices of advertising, to become docile female bodies, subject they have shaped their attitudes and identities. Base our study on a theoretical analysis of French Discourse, which is characterized by its dialogue with various areas of knowledge such as history, for example, taking the contributions of these areas as important parts in setting up their theoretical-discursive . Within this field, we look at Foucault's contributions necessary to develop our research, such as the notions of knowledge, power, discourse and subject, noting the materiality of language magazine See the artifices of knowledge / power relationship that sustain dicursividades of advertising taken to analysis. Our corpus consists of six advertisements that are presented as tributes to the International Women's Day and were published in Veja magazine between the years 2005 to 2010. The analysis took as a methodological approach to Foucault's archeology, and the advertisements on the International Women's Day, 8 March, were analyzed from the female body and thematic path docilization, taking axes beauty, domesticity, health, fitness and modernity as a starting point for reading the corpus. From the analyzes it was observed that the materialities advertising anchored on the date of March 8 usually just use that date as a flashy, a way of spreading the producer discursive recognizes the importance of time and dedicated a special appreciation for women. However this allusion serves more to fulfill the role of promoting the product than to actually honor women for their achievements, the International Women's Day is usually emptied of its historicity. We can see even through their discursive practices acts as an advertising medium docilization female body. In them the woman is subject discursivizado from socially constituted knowledge in the social fabric, being presented to women subject positions ideals, interfering in the, constitution of female subjectivity.
Discourse. International Women's Day. Image of Women. Advertising.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
DISCURSO, MEMÓRIA E IDENTIDADE
Relações de poder e processos de subjetivação nos textos midiáticos

Banca Examinadora

IVANALDO OLIVEIRA DOS SANTOS FILHO
Sim
Nome Categoria
FRANCISCO PAULO DA SILVA Docente
MARIA DO SOCORRO MAIA FERNANDES BARBOSA Docente
CLAUDIA REJANNE PINHEIRO GRANGEIRO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim