Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
Figurativizações do Fracasso em Fogo Morto
MILKA PATRICIA DE SOUSA OLIVEIRA
DISSERTAÇÃO
28/01/2013

Este estudo tem como preocupação nuclear analisar os diversos modos de figurativizações do fracasso presentes nos protagonistas da obra Fogo Morto (1943), como resultado do processo de mudanças sociais pelos quais passara o Nordeste brasileiro, desde o século XIX, até as primeiras décadas do século XX, mais especificamente, na região da Várzea da Paraíba. Como objetivos específicos, procuramos delinear nossa investigação em três momentos: compreender os procedimentos estéticos de José Lins do Rego na configuração das personagens de Fogo Morto; apreender as diversas formas de figurativizações do fracasso como elemento modelador físico-psicológico de seus atores sociais e situar a figura do fracassado no conjunto das relações sociais caracterizadas na forma romanesca da citada obra. Justificamos a importância desta abordagem, na medida em que, esta obra proporciona um estudo de como o fracasso projeta-se em seus protagonistas no contexto mais amplo do romance de 1930 e do Nordeste canavieiro do escritor paraibano. Para tratar das questões referentes ao contexto do Romance de 1930 e de sua contribuição na literatura brasileira, seguimos o direcionamento de Albuquerque (2006), Bueno (2006), Carpeaux (2005), Freyre (2000), Rego (1997) (2004) (2010) e Coutinho (1991); acerca do herói fracassado na literatura enquanto resultado das transformações sociais, através de Bakhtin (1990), Candido (1987) (1991), Coutinho (1991) e Paes (1990); para tratar das questões referentes às penalizações sofridas pelos indivíduos por um sistema economicamente falido, buscamos norteamento seguindo os estudos de Candido (1991), Lukács (2003) e Coutinho (1991), entre outros. Para a materialização do nosso trabalho, partimos do método indutivo, seguido de uma pesquisa, bibliográfica, documental, descritiva e de uma abordagem qualitativa. Por fim, percebemos que os resultados da nossa investigação mostram que o fracassado na obra Fogo Morto se modela a partir do declínio de uma sociedade, despreparada para a nova ordem social, imposta pela industrialização dos engenhos de cana-de-açúcar no Nordeste e de suas novas relações de poder que subjugam a todos, não mais por meio de um “Senhor” de terras, despótico e patriarcalista, mas sim, por meio da Usina que esmaga, não só a cana-de-açúcar, mas toda uma sociedade e os que dela sobrevivem, restando para estes, apenas, a amargura, a ruína e a ilusão de uma possível vitória

Regionalismo, Fracasso, Figurativização
Este estudio tiene como eje analizar los diversos modos de „figurativizaciones‟ del fracaso presentes en los protagonistas de la obra FogoMorto (1943), como resultado del proceso de cambios sociales por los cuales pasó el Nordeste brasileño, desde el siglo XIX hasta las primeras décadas del siglo, más especificamente, en la región de Várzea da Paraíba. Como objetivos específicos, procuramos delinear nuestra investigación en tres momentos: comprender los procedimientos estéticos de José Lins do Rego en la configuración de los personajes de FogoMorto; aprehender las diversas formas de figurativizaciones del fracaso como elemento modelador físico psicológico de sus actores sociales y situar la figura del fracasado en el conjunto de las relaciones sociales caracterizadas en la forma romanesca de la citada obra. Justificamos la importancia de este abordaje, en la medida que esta obra proporciona un estudio de como el fracaso se proyecta en sus protagonistas en el contexto más amplio del romance de 1930 y del Nordeste cultivador de caña de azúcar del escritor paraibano. Para tratar de las cuestiones referentes al contexto del Romance de 1930 y de su aporte para la literatura brasileña, seguimos el direccionamiento de Albuquerque (2006), Bueno (2006), Carpeaux (2005), Freyre (2000), Rego (1997) (2004) (2010) y Coutinho (1991); acerca del héroe fracasado en la literatura como resultado de las transformaciones sociales, a través de Bakhtin (1990), Candido (1987) (1991), Coutinho (1991) y Paes (1990); para tratar de las cuestiones referentes a las penalizaciones sufridas por los individuos en un sistema económicamente fallido, buscamos orientación siguiendo los estudios de Candido (1991), Lukács (2003) y Coutinho (1991), entre otros. Para la materialización de nuestro trabajo, partimos del método inductivo, siguiendo una pesquisa, bibliográfica, documental, descriptiva y de un abordaje cualitativo. Por fin, percibimos que los resultados de nuestra investigación muestran que el fracasado en la obra FogoMorto se modela a partir del declino de una sociedad ignorante a un nuevo orden social, impuesta por la industrialización de los ingenios de caña de azúcar en Nordeste y de sus nuevas relaciones de poder que subyugan a todos, no más por medio de un “Señor” de tierras, despótico y patriarcalita, sino, por medio de la Usina que aplasta no solo la caña de azúcar, sino a toda una sociedad y los que de ella sobreviven, quedando para estos, solamente, la amargura, la ruina y la ilusión de una posible victoria.
REGIONALISMO, FRACASSO, FIGURATIVIZAÇÃO.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
DISCURSO, MEMÓRIA E IDENTIDADE
Discurso narrativo e representação social na Literatura Brasileira

Banca Examinadora

MANOEL FREIRE RODRIGUES
Sim
Nome Categoria
MARIA EDILEUZA DA COSTA Docente
ELRI BANDEIRA DE SOUSA Participante Externo
JOSE VILIAN MANGUEIRA Docente

Vínculo

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Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim