Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
O Curso de Letras/UERN e as ementas das disciplinas voltadas para o ensino de literatura.
LARISSA CRISTINA VIANA LOPES
DISSERTAÇÃO
27/09/2012

Esta Dissertação tem como objeto de estudo as ementas de disciplinas de literatura/ensino de literatura do curso de Letras/Português do Campus Avançado “Profª Maria Elisa Albuquerque Maia”, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Sendo a nossa pesquisa qualitativa, lançando mão também de uma abordagem quantitativa no que se refere a número de disciplinas de literatura voltadas para o ensino, e realizada indutivamente, nossas discussões teóricas procederam dos dados coletados no decorrer da investigação. Ao longo da dissertação, traçamos um perfil do ensino de literatura na Educação Básica e na Educação Superior, no intuito de compreender o elo (ou o ciclo) que existe nessa relação, ou seja, como é o ensino de literatura na escola e como é no curso de Letras para estabelecermos uma ligação. Desde então, formulamos uma série de questões sobre esse processo para esboçar o lugar ocupado pela literatura nas universidades hoje. Para dar conta disso, utilizamo-nos de diferentes nuanças na teoria, como Barthes (2008), Candido (1972; 1995), Cosson (2006), Compagnon (2001), Jauss (1994), Leahy-Dios (2001;2004), Silva (2006), Soares (1999), Todorov (2009), Zilberman & Silva (2008), entre outros. As altercações fundamentadas nesses matizes guiaram as análises das ementas das disciplinas, haja vista serem o que se julga como necessário para ser lembrado no transcorrer dos componentes curriculares, razão pela qual as ementas constituem nosso corpus investigativo. A análise desses dados possibilitou compreender que no CAMEAM o ensino de literatura não tem disciplina específica e o espaço reservado para ele não está dentro de nenhuma ementa das demais disciplinas, o que significa dizer que não é considerado como necessário para as disciplinas relacionadas à literatura no curso.

Ensino de literatura, Educação Básica, Educação Superior, formação do professor.
This thesis has as its object of study the menus disciplines of literature / literature teaching the course in Letters / Portuguese Campus Advanced "Prof. Maria Elisa Maia Albuquerque" at the University of Rio Grande do Norte. Being our qualitative research, making use also of a quantitative approach with regard to number of disciplines aimed at teaching literature, and performed inductively, our theoretical discussions conducted on the data collected during the investigation. Throughout the dissertation, we draw a profile of literature teaching in Basic Education and Higher Education, in order to understand the link (or cycle) that exists in this relationship, ie how is the teaching of literature in school and how in the course of Letters to establish a connection. Since then, we have formulated a series of questions about this process to outline the role played by literature in universities today. To realize this, we use the different nuances of the theory, as Barthes (2008), Candido (1972, 1995), Cosson (2006), Compagnon (2001), Jauss (1994), Leahy-Dios (2001), Silva (2006), Soares (1999), Todorov (2009), Zilberman & Silva (2008), among others. The basis of such altercations hues guided the analysis of the menus of disciplines, given what is thought to be necessary to be remembered as the course of the curriculum components, which is why the menus are our investigative corpus. Analysis of these data allowed us to understand that CAMEAM in the teaching of literature has no specific discipline and the space reserved for it is not within any menu from other disciplines, which means that it is not considered necessary for the disciplines related to the course literature.
Teaching literature, Basic Education, Higher Education, teacher training.
1
136
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
TEXTO, ENSINO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
Disciplinas das licenciaturas voltadas para o ensino de Língua Portuguesa - PROCAD/CAPES entre USP, UFMA e UERN/2008

Banca Examinadora

MARIA EDILEUZA DA COSTA
Sim
Nome Categoria
NAELZA DE ARAUJO WANDERLEY Participante Externo
MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO Docente
LILIAN DE OLIVEIRA RODRIGUES Docente

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim