Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
Análise do plano discursivo em recontos orais e escritos de narrativas de alunos do 2º ano do ensino fundamental.
MIDIA DA SILVA BORGES GOMES
DISSERTAÇÃO
06/12/2012

Esta pesquisa apresenta os recontos orais e escritos de um texto narrativo produzidos por alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, a fim de observar a capacidade em resgatar as informações presentes no texto original. Com o intuito de estabelecer uma análise comparativa entre as modalidades linguísticas, o estudo apresenta como aporte teórico o Funcionalismo, referenciando-se em autores como Neves (2004) e Furtado da Cunha (2010); estudos relativos à alfabetização e letramento tais como os realizados por Kleiman (2008) e Soares (2009), além de pesquisas que abordam as modalidades oral e escrita, a saber, Marcuschi (2001), Koch e Elias (2010), entre outros. Em virtude do funcionalismo direcionar-se para o estudo da língua em uso, o plano discursivo foi escolhido como unidade de análise, já que vem sendo utilizado como ferramenta eficaz em estudos nessa perspectiva, tais como os realizados por Chedier (2007) e Conceição (2010). Para a realização da análise houve a constituição de um corpus, a partir dos recontos orais e escritos produzidos por oito alunos participantes da pesquisa “O desafio de ensinar a leitura e a escrita no contexto do Ensino Fundamental de nove anos e a inserção do laptop na escola pública brasileira”. O objetivo é verificar se, ao recontarem uma narrativa, os alunos resgatam as informações do texto de modo distinto a depender da modalidade na qual o reconto se realiza e, assim, analisar as similaridades e distinções no uso dos planos discursivos nas modalidades linguísticas. A importância desse estudo se dá em virtude da escrita ainda ser considerada por muitos como superior à oralidade, tendo por isso ocupado lugar central na escola, enquanto a oralidade tem sido relegada a segundo plano. Os resultados obtidos nesse estudo apontam para um equilíbrio no número de orações resgatadas entre os recontos orais e escritos. Isso evidencia que as modalidades linguísticas devem de igual modo ter espaço na sala de aula. Dessa forma, essa pesquisa visa colaborar com estudos que contemplem as modalidades linguísticas, como também com trabalhos voltados para a análise do plano discursivo.

Plano discursivo. Reconto. Oralidade. Escrita.
This research presents oral and written retellings of a narrative text produced by students of the second year of elementary school in order to observe the ability to retrieve informations present in the original text. In order to establish a comparative analysis between the language modalities, this study relied on Functional Grammar, referring to authors such as Neves (2004) and Furtado da Cunha (2010); studies on alphabetization and literacy such as those performed by Kleiman (2008) and Soares (2009), and research that address oral and written language, namely Marcuschi (2001), Koch and Elias (2010), among others. Since Functionalism targets the study of language in use, the discursive plan was chosen as the unit of analysis, since it has been used as an effective tool in this perspective studies such as those conducted by Chedier (2007) and Conceição (2010). To perform the analysis, a corpus was created from oral and written retellings produced by eight students participating in the research “O desafio de ensinar a leitura e a escrita no contexto do Ensino Fundamental de nove anos e a inserção do laptop na escola pública brasileira”. The goal is to verify if when recounting a narrative students retrieve the text information differently depending on the mode in which the recount is done and thus analyze the similarities and differences in the use of linguistic modalities in discourse plans. The importance of this study is given by virtue of writing still is considered by many to be superior to oral and therefore have occupied a central place in school, while orality has been relegated to the background. The results of this study points to a balance in the number of recovered sentences between oral and written texts. This shows that the way language should likewise have space in the classroom. Thus, this research aims to contribute to studies that address the linguistic forms, but also with work focused on the analysis of the discursive plan.
Discursive plan. Retelling. Orality. Writing.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
TEXTO, ENSINO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
O desafio de ensinar a leitura e a escrita no contexto do Ensino Fundamental de nove anos e da inserção do laptop na escola pública brasileira

Banca Examinadora

ROSANGELA MARIA BESSA VIDAL
Sim
Nome Categoria
JOAO BOSCO FIGUEIREDO GOMES Docente
MARIA DO SOCORRO MAIA FERNANDES BARBOSA Docente
EDVALDO BALDUINO BISPO Participante Externo

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim