Os estudos que tratam dos gêneros textuais se configuram em diversas áreas de investigação, mostrando ser, atualmente, um campo muito fértil na área acadêmica. As pesquisas que tratam de gêneros, mais precisamente gêneros acadêmicos, estão pautadas na ideia de que os sujeitos que produzem seus discursos, mesmo estando presos às normas de produção científica e acadêmica, revelam em seus textos as marcas de seus discursos e da ideologia presente em seu contexto de produção. Compartilhando dessas concepções, bem como o conceito bakhtiniano sobre ideologia, linguagem e discurso, situamos nossa pesquisa, com a intenção maior de investigar e analisar as produções dos alunos da primeira turma do curso de Língua Espanhola do CAMEAM/UERN. Com o objetivo identificar e analisar as marcas ideológico-discursivas dos alunos autores de seus trabalhos monográficos, considerando o contexto histórico, político e social como elementos que interferem na produção dos seus discursos e neles deixam marcas reconhecíveis e passíveis de análise. Para tanto, realizamos um estudo teórico que deu prioridade aos trabalhos de Bakhtin (2003 e 2006), Fiorin (2007), os quais contribuíram na compreensão sobre os conceitos de discurso, ideologia e gêneros; Swales (2008) o qual desenvolveu um modelo de análise de gêneros, mais precisamente gêneros acadêmicos. As normas de produção acadêmica presentes nos manuais de orientação de Köche (2009), Martins Júnior (2010), Moroz (2006), Lakatos (2007),Oliveira (2009), os quais apresentam as regras básicas necessárias à construção da produção escrita na academia. Além das contribuições de Araújo (2008), Motta-Roth (2008), Biasi-Rodrigues; Hemais e Araújo (2009) e Bezerra (2009), dos quais retiramos o conceito de Unidades Retóricas utilizado na análise do corpus coletado. Como procedimento metodológico, selecionamos treze monografias, das quais separamos as seções de introdução e de considerações finais, buscamos identificar o conjunto de informações que as compunham, atentando para as mais recorrentes, separando-as e agrupando-as conforme as unidades e subunidades retóricas. Os resultados obtidos mostraram que as introduções das monografias variam quanto a sua estruturação mediante os prérequisitos necessários para sua constituição, a delimitação do tema, objetivos, justificativa, metodologia e marco teórico. Encontramos variações em relação à disposição das informações que compõem as Unidades e Subunidades Retóricas, principalmente na descrição da justificativa e da metodologia. A análise das considerações finais mostrou que os alunos tiveram dificuldades em articular a discussão dos resultados obtidos com suas respectivas pesquisas. Mostrou ainda as marcas ideológico-discursivas presentes nas introduções e considerações finais das monografias dos alunos estão atreladas ao curso de formação, às leis de regulamentação do espanhol, do curso de formação e das concepções por eles apreendidas com o estudo da teoria de base de suas pesquisas. Em suma, foi possível compreender como a produção escrita acadêmica deve ser organizada, quais os requisitos mínimos para sua constituição enquanto gênero acadêmico e científico, bem como as dificuldades dos alunos em fazer uso das normas que regularizam a produção acadêmica, e, ao mesmo tempo não consegue se desprender delas para por em evidência seu discurso pessoal ao concluir seus trabalhos.