Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
Análise das marcas ideológicas da introdução e da conclusão em monografias da graduação do Curso De Letras/UERN
IVONEIDE AIRES ALVES DO REGO
DISSERTAÇÃO
13/12/2012

Os estudos que tratam dos gêneros textuais se configuram em diversas áreas de investigação, mostrando ser, atualmente, um campo muito fértil na área acadêmica. As pesquisas que tratam de gêneros, mais precisamente gêneros acadêmicos, estão pautadas na ideia de que os sujeitos que produzem seus discursos, mesmo estando presos às normas de produção científica e acadêmica, revelam em seus textos as marcas de seus discursos e da ideologia presente em seu contexto de produção. Compartilhando dessas concepções, bem como o conceito bakhtiniano sobre ideologia, linguagem e discurso, situamos nossa pesquisa, com a intenção maior de investigar e analisar as produções dos alunos da primeira turma do curso de Língua Espanhola do CAMEAM/UERN. Com o objetivo identificar e analisar as marcas ideológico-discursivas dos alunos autores de seus trabalhos monográficos, considerando o contexto histórico, político e social como elementos que interferem na produção dos seus discursos e neles deixam marcas reconhecíveis e passíveis de análise. Para tanto, realizamos um estudo teórico que deu prioridade aos trabalhos de Bakhtin (2003 e 2006), Fiorin (2007), os quais contribuíram na compreensão sobre os conceitos de discurso, ideologia e gêneros; Swales (2008) o qual desenvolveu um modelo de análise de gêneros, mais precisamente gêneros acadêmicos. As normas de produção acadêmica presentes nos manuais de orientação de Köche (2009), Martins Júnior (2010), Moroz (2006), Lakatos (2007),Oliveira (2009), os quais apresentam as regras básicas necessárias à construção da produção escrita na academia. Além das contribuições de Araújo (2008), Motta-Roth (2008), Biasi-Rodrigues; Hemais e Araújo (2009) e Bezerra (2009), dos quais retiramos o conceito de Unidades Retóricas utilizado na análise do corpus coletado. Como procedimento metodológico, selecionamos treze monografias, das quais separamos as seções de introdução e de considerações finais, buscamos identificar o conjunto de informações que as compunham, atentando para as mais recorrentes, separando-as e agrupando-as conforme as unidades e subunidades retóricas. Os resultados obtidos mostraram que as introduções das monografias variam quanto a sua estruturação mediante os prérequisitos necessários para sua constituição, a delimitação do tema, objetivos, justificativa, metodologia e marco teórico. Encontramos variações em relação à disposição das informações que compõem as Unidades e Subunidades Retóricas, principalmente na descrição da justificativa e da metodologia. A análise das considerações finais mostrou que os alunos tiveram dificuldades em articular a discussão dos resultados obtidos com suas respectivas pesquisas. Mostrou ainda as marcas ideológico-discursivas presentes nas introduções e considerações finais das monografias dos alunos estão atreladas ao curso de formação, às leis de regulamentação do espanhol, do curso de formação e das concepções por eles apreendidas com o estudo da teoria de base de suas pesquisas. Em suma, foi possível compreender como a produção escrita acadêmica deve ser organizada, quais os requisitos mínimos para sua constituição enquanto gênero acadêmico e científico, bem como as dificuldades dos alunos em fazer uso das normas que regularizam a produção acadêmica, e, ao mesmo tempo não consegue se desprender delas para por em evidência seu discurso pessoal ao concluir seus trabalhos.

Gênero. Monografia. Marcas ideológico-discursivas. Introdução. Considerações finais.
The studies that treat about text genres are involved in many field and research areas, showing to be in present days, a fertile field in the academic area. The researches that involve genres, more specifically academic genres are based on a idea that the individual that produce their discourse, even been guilt to the produce scientific academic rules, they reveal in their discourses the marks of their discourses and ideology present in their produce context. Sharing of these conceptions, even taking by north the bakhtinian concept about ideology, language and discourse that we situate our research, with the main purpose of investigate and analyze the student’s production of the first group of the Spain Course of the CAMEAM/UERN. Starting of our main objective identify and analyze the discourse ideological marks of the students authors of theirs monographic works, considering the historical, politic and social context as elements that interfere in the production of their discourses and in itself leave marks recognized and pos sible by analyzes. For that, we realized a theory study that give priority to the Bakhtin (2003, 2006) studies, and Fiorin (2007), who contributed in the comprehension about the discourse concepts, ideology and text genres, Swales (2008) who developed a ge nre analyze model more precisely academic genres. The rules of academic production in the handbooks orientations of Köche (2009), Martins Junior (2010), Moroz (2006), Lakatos (2007) and Oliveira (2009) that presented the basic rules necessary to the buildi ng of the writing produce in the academy. Beyond of contribute of Motta-Roth (2008), Biasi-Rodrigues; Hemais and Araújo (2008) and Bezerra (2008), from what we retired the concepts of Rhetoric Unities used in the comprehension and analyzes of the text constitute of introduce and final considerations of the monographic corpora of this research. As methodological procedure by analyze, been in a holy thirteen monographic, among theirs we separated the introduction sections and the final considerations, we find identify the group information that organized them, attempted to the recurrent information presents in the corpora analyzed, separating the information and adding according to the rhetoric unities with more information and rhetoric subunits with more detailed information. The obtained results through the corpora showed that the introductions of the monographs vary about the structure because of the necessary requirement for their constitution, the theme delimitation, objectives, justify, methodology and the theory mark, we found variations connected to the disposition of the information that compose the Unities and Subunits Rhetoric mainly in the methodology and justify description, and more incidents in the others items. The analysis of the final considerations showed that the students had difficulties in to articular the results discussion obtained with their respective researches. The analyze also showed the discourses and ideological marks in the students monographs joined at the formation course, at the laws that regulate the Spain in the Brazilian teaching, of the formation course and the conceptions apprehend by them with the base theory of their researches. In the end, it was possible to comprehend how the writing academic production must be organized, what are the necessary requirement to its constitution while scientific and academic genre , as well, the students difficulties in using the rules that regulate the academic production and at the same time don’t get to give off them to put in evidence their personal discourse in their works conclusion.
Genre. Discourse and ideological marks. Introduction. Final considerations.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
TEXTO, ENSINO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
A produção e o ensino de texto em perspectiva interacionalista: questões de heterogeneidade, argumentação e funcionalidade da linguagem

Banca Examinadora

MARIA DO SOCORRO MAIA FERNANDES BARBOSA
Sim
Nome Categoria
MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO Docente
MARILIA VARELLA BEZERRA DE FARIA Participante Externo
JOAO BOSCO FIGUEIREDO GOMES Docente

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim