Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
As metáforas em editorias de jornais de língua inglesa acerca do caso Bin Laden
FRANCISCO MARCOS DE OLIVEIRA LUZ
DISSERTAÇÃO
12/12/2012

O presente trabalho tem como proposta estudar as metáforas que são produzidas discursivamente em editoriais de jornais de língua inglesa. A metáfora é um recurso retórico argumentativo que pode ser usado para convencer e persuadir auditórios sobre teses e proposições defendidas por determinados pontos de vistas. Através da metáfora, é possível revelar as visões de mundo, as intenções, bem como os valores que se sustentam. Isso pode ser constatado através das escolhas de determinadas expressões linguístico metafóricas que são enunciadas nas mais diversas formações discursivas que se manifestam nas sociedades. Sendo assim, este estudo tem como principal base teórica a Análise Crítica da Metáfora (ACM) da qual retiramos as principais premissas e procedimentos que nortearam essa pesquisa. A ACM tem como principal teórico o britânico Charteris-Black (2004; 2005), como também Semino (2008). Ambos desenvolveram pesquisas que tiveram como matéria prima principal a metáfora no discurso. A ACM é uma abordagem que se propõe a examinar de forma crítica a metáfora em contexto. Sendo assim, a ACM analisa exemplo coletados de metáfora em uso que tratam de determinado tópico. Para esse trabalho dissertativo, optamos por estudar as metáforas que foram veiculadas após a morte de Bin Laden em jornais de Língua Inglesa como língua oficial. Como referencial teórico para abordar o texto midiático, recorremos a autores como Fairclough (1995; 1992) e Richardson (2007), autores que deram destaques à metáfora em suas pesquisas sobre o discurso midiático. Após a leitura do referencial teórico, construímos o corpus da pesquisa. Primeiramente selecionamos dez (10) editoriais de jornais de língua inglesa que mantivessem o mesmo tópico (a morte de Bin Laden). Para isso seguimos os seguintes critérios: 1) estar disponíveis na internet 2) ser em língua inglesa 3) ser sobre a morte de Bin Laden e 4) ser de jornais de países cuja língua oficial fosse o inglês e representasse cada continente do mundo. Após a seleção dos textos, iniciamos as análises identificando as teses defendidas em cada editorial para que pudéssemos observar a proposição geral que cada editorial sustentava. Depois disso, iniciamos os trabalhos de identificação, interpretação e explicação das metáforas, como é proposto pela ACM. Foi possível identificarmos 26 (vinte e seis) metáforas ao longo dos 10 (dez) editoriais, das quais destacamos 10 (dez) metáforas relacionadas à política e 05 (cinco) metáforas relacionadas a pessoas. Vale ressaltar também, a presença de metáforas relacionadas à ética e à justiça em editoriais de jornais cujos países de origem não foram atingidos diretamente pelos ataques terroristas. Para finalizar, entendemos que os textos analisados conceberam a morte de Bin de Laden como um ato político, havendo questionamentos sobre seus procedimentos e repercussões que essa morte gerou.

Metáfora. Discurso. Editorial. Bin Laden. Mídia. Crítica
The present work aims at studying the metaphors which are produced in discourse e in editorials from newspapers written in English language. Metaphor is a rhetorical and argumentative resource which can be used to convince and persuade audiences about theses and propositions defended by particular points of views. Through metaphors, it is possible to reveal the views, the intentions, as well as the values which are held. That can be seen through the choices for particular metaphorical expression which are made for uttering during the discursive practices taking place in society. Thus, this research is ground ed mainly on the Critical Metaphor Analysis (CMA) from which we took the principal assumptions and procedures which have guide this study. The CMA has as a great supporter Charteris-Black (2004; 2005), as well as Semino (2008). Both have conducted research on the role of metaphor in discourse. The CMA is an approach which proposes analyzing metaphor in context and in a critical way. This way, the CMA analyzes authentic samples of metaphorical use of the language which deals with a specific topic. For this thesis, we chose to study metaphors which were produced after Bin Laden death in Newspaper written in English language as an official tongue. As a theoretical base for studying the media text, we made readings of Fairclough (1995; 1992) e Richardson (2007 ), authors which have taken metaphors into account in their research. After reading the theories, we collected a research corpus. Firstly, we extracted 10 (ten) texts from the internet form newspapers in English language which presented the same topic (Bin Laden death). We adopted the following criteria for the corpus collection: 1) to be available online 2) to be in English Language 3) To be about Bin Laden death and 4) to be from newspaper whose language was English as an official tongue from countrie s which would represent each earth continent. After collecting the texts, we started the work of identifying, interpreting and explaining the metaphors, like it is proposed by CMA. Thus, it was possible to identify 26 (twenty six) in the editorials, from which we have pointed out 10 (ten) related to Politics and 05 (five) related to people. It is worthwhile to point out the presence of metaphor related to ethics and justice in editorials from newspapers whose origin countries were not struck directly by terrorists. All in all, we see that the texts which were analyzed conceptualized Bin Laden death as political act, raising questions about the procedures and repercussions which this death provoked.
Metaphor. Discourse. Editorial. Bin Laden. Media. Criticism.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
TEXTO, ENSINO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
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Banca Examinadora

GILTON SAMPAIO DE SOUZA
Sim
Nome Categoria
VALDECY DE OLIVEIRA PONTES Participante Externo
MARIA DO SOCORRO MAIA FERNANDES BARBOSA Docente
ROSANGELA MARIA BESSA VIDAL Docente

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim