Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
Os usos dos verbos Vender e Alugar em anúncios classificados de jornal impresso.
ANA ALICE DE FREITAS NETA ARAUJO
DISSERTAÇÃO
31/05/2012

A presente pesquisa tem como propósito compreender o uso dos verbos vender e alugar, a partir de textos reais – gênero anúncio classificado – em um jornal impresso, veiculado, diariamente, na seção de classificados. O estudo foi feito à luz da linguística funcional norte-americana, como concebido por Hopper (1980; 1991); Givón (2001); Neves (1997; 2006); Furtado da Cunha, Tavares (2007); Furtado da Cunha (2008); Wilson; Martelotta e Cezario (2006); Martelotta (2008; 2011), entre outros, adotando, assim, os paradigmas e métodos de abordagem que caracterizam esse campo de investigação. Trata-se de uma pesquisa explicativa que adota o método indutivo de investigação. Procuramos elucidar que aspectos têm contribuído para que haja escolhas no uso dos itens vender e alugar em anúncios classificados de jornais impressos. Partirmos de um levantamento do conteúdo apresentado sob a ótica da gramática normativa, da linguística para confrontá-los com os textos reais: anúncios classificados de um jornal impresso: Gazeta do Oeste, veiculado, diariamente no Estado do Rio Grande do Norte. Os resultados apontam para uma tendência de variação no uso dos vender e alugar por meio da flexão – 1ª, 3ª pessoa, infinitivo, bem como no que diz respeito às ocorrências desses verbos em 3ª pessoa quando, seguidos do clítico se, cujo sintagma nominal ora aparece no singular, ora no plural, o que se constitui um indicativo de variação no trato da concordância verbal, com relação à voz passiva sintética.

Funcionalismo. Gramática. Flexão verbal. Vender. Alugar. Clítico se.
This research aims to understand the use of the verbs vender (to sell) and alugar (to rent) in authentic texts - genre classified ad - in a newspaper aired daily in the classified section. The study has the theoritical support of American Functional Linguistics, as conceived by Hopper (1980, 1991), Givón (2001), Neves (1997, 2006); Furtado da Cunha (2007, 2008); Martelotta, Oliveira, Cezário et . al. (2008); Martelotta (2008, 2011), among others, adopting thus the paradigms and methods of approaches that characterizes this field of research. It is an explanatory research that adopts the inductive method of investigation. We seek to elucidate what aspects have contributed to the choices of the forms vender and alugar in printed newspaper classified ads. We started, therefore, from a survey of the presented content under the perspective of normative grammar and linguis tic, in order to confront them with real texts: classified ads of Gazeta do Oeste newspaper, aired daily on Rio Grande do Norte State. The results point to a tendency of variation in the use of the verbal forms vender and alugar through the flexion – 1st, 3rd person, infinitive, as well as in respect to the occurrences of these verbs in the 3rd person when followed by the clitic se, whose nominal syntagma appears sometimes in the singular, sometimes in the plural, what is an indicative of variation in the way of managing the verbal concordance, with relation to the synthetic passive voice.
Functionalism. Grammar. Verbal flexion. Vender (to sell). Alugar (to rent). Clitic se
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
TEXTO, ENSINO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
Aspectos cognitivo-funcionais na construção do discurso acadêmico: análise e implicações para o ensino de língua materna

Banca Examinadora

ROSANGELA MARIA BESSA VIDAL
Sim
Nome Categoria
MARIA DO SOCORRO MAIA FERNANDES BARBOSA Docente
JOAO BOSCO FIGUEIREDO GOMES Docente
EDVALDO BALDUINO BISPO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim