Este estudo teve por objetivo identificar as estruturas para atividades físicas (AF)
nas Escolas Brasileiras e relacioná-las aos Índices: de Desenvolvimento Humano
(IDH), de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e indicadores de qualidade
do Report Card Brasil (RCB). Trata-se de estudo transversal com dados
secundários do INEP-Brasil para identificação e classificação da estrutura para AF
das escolas brasileiras, a partir da existência de “pátios”, “quadras” e “materiais
esportivos”, organizados por nível de Ensino em: “Fundamental” e “Médio”. Estes
dados foram organizados por Região Macroeconômica e relacionados com os
Índices IDH, IDEB e os Critérios de Classificação de Qualidade do RCB. Utilizouse a Correlação Linear de Pearson para verificar a relação entre a estrutura escolar
para a AF e os indicadores, sendo analisados os conceitos de qualidade do RCB.
Assim, para o “Ensino Fundamental”, verificou-se relação positiva e significativa
entre o IDH e a existência de “pátios” (r=0,53; p=0,004), “quadras” (r=0,855; p<0,01)
e “materiais esportivos” (r=0,764; p<0,01), enquanto para o IDEB, os valores
seguiram a mesma lógica, sendo para a existência de “pátios” (r=0,475; p=0,01),
“quadras” (r=0,676; p<0,01) e “materiais esportivos” (r=0,535; p<0,01). Para o
“Ensino Médio”, verificou-se relação entre o IDH e a existência de “quadras”
(r=0,517; p<0,01) e “materiais esportivos” (r=0,499; p < 0,01), enquanto para o
IDEB, apenas, relação com a existência de “materiais esportivos” (r=0,508; p<0,01).
Conclui-se que as Regiões Norte e Nordeste têm menor estrutura pata AF e que há
relação positiva desta estrutura com os indicadores de desenvolvimento
econômico, de qualidade educacional e do RCB.