Esta dissertação propõe-se a analisar a constituição de subjetividades em produções
audiovisuais de Juazeiro do Norte: CANDEIAS (2017), quero viver igual a um beija-flor (2009)
e também sou teu povo (2006), documentários produzidos na e sobre a cidade por diretores da
própria região. Tal empreendimento se deu tendo em vista a abrangência da Análise de
Discurso de vertente francesa para materialidades outras que não somente a verbal. Os estudos
sobre audiovisualidades desenvolvidos por Nilton Milanez (2019), apoiado no método
arquegenealógico de Michel Foucault (1995, 2011, 2013, 2014a, 2014b, 2017), são exemplos
dessa tendência, que desloca teórica e metodologicamente o escopo da disciplina. Para tanto,
apoiamo-nos nos conceitos de acontecimento, discurso, interdiscurso, interdiscursividade,
intericonicidade – que compõem a fortuna teórica da AD. Sob a perspectiva da análise de
arquivo (FOUCAULT, 2014a), utilizada inicialmente no documentário também sou teu povo
(2006), pôde-se constatar que a produção cinematográfica na cidade contribui não somente para
a regulação da imagem desse espaço pautada em aspectos políticos e religiosos, mas faz
emergir, por meio de estratégias enunciativas, diferentes jogos de diferenciação/identificação
dos sujeitos que o ocupam de maneiras distintas. Foi essa constatação que impôs ao trabalho
considerar, além dos conceitos já apresentados, a performatividade de gênero (BUTLER,
2019a, 2019b) como categoria de análise. Nesse intento, os documentários quero viver igual a
um beija-flor (2009) e CANDEIAS (2017) somaram-se de forma a contribuir para uma análise
mais abrangente, já que, sob diferentes perspectivas, essas materialidades apresentam um
conjunto de dizeres sobre a cidade, os romeiros, os moradores e seu cotidiano, incluindo a
população LGBTQIA+. Dessa maneira, entendemos que a forma semiótica documentário, aqui
compreendida como um gênero discursivo multimodal, além de ser um forte operador de
memória sócio histórica e ideológica, constitui-se, também, como um potente construtor de
subjetividades.