O objetivo geral desta dissertação foi investigar a ansiedade entre adolescentes de cursos técnicos integrados ao ensino médio no contexto da pandemia de Covid-19 e construir uma proposta de intervenção educacional para o Instituto Federal do Acre (Ifac), Campus Rio Branco. A pesquisa possuiu abordagem qualitativa e seguiu os procedimentos da pesquisa-ação. No intuito de responder os objetivos da pesquisa, estruturamos a dissertação em três artigos. O primeiro artigo intitulado “Ansiedade em estudantes do ensino médio integrado (EMI) no contexto da pandemia de Covid-19”
discutiu a ansiedade entre adolescentes no âmbito educacional e no contexto da pandemia de Covid-19, através de uma revisão bibliográfica, observou-se a escassez de produções científicas que investiguem a ansiedade entre os estudantes do EMI, principalmente em contexto pandêmico. O segundo artigo, “Ansiedade no ensino médio integrado: o que dizem os estudantes” investigou os conhecimentos e os fatores do ambiente escolar relacionados à ansiedade em estudantes do ensino médio integrado no Ifac, Campus Rio Branco, utilizando em seu percurso metodológico os grupos focais para a coleta dos dados e a para análise empregamos o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). O terceiro manuscrito designado “Ansiedade no ensino médio integrado: o que sugerem os estudantes”, cujo propósito foi apresentar as sugestões dos estudantes do EMI do Ifac, Campus Rio Branco, no intuito de fomentar a construção de uma proposta de promoção da saúde mental com foco na ansiedade, o qual também utilizou os grupos focais e análise do DSC, oportunizou a fala dos discentes para demonstrar quais ações podem ser realizadas pela instituição, bem
como, contribuiu na construção do Produto Educacional (PE) nomeado Jovem Ansiedade (Joan), o qual se trata de um site e aplicativo (versões Android e iOS) que visa promover informação sobre a temática da ansiedade entre os estudantes, utilizando imagens, vídeos e textos em linguagem mais jovial. Além disso, passou por apreciação de setores vinculados ao EMI e Assistência Estudantil. O PE conta com recursos de acessibilidade, principalmente para pessoas com deficiência auditiva, visual e dislexia. Também, disponibiliza uma interface de interação do usuário diretamente com o Núcleo de Assistência ao Estudante (Naes) da Instituição. O PE foi avaliado pelos estudantes e alcançou resultados positivos na análise das informações nele contidas, na linguagem utilizada, nos novos conhecimentos
oferecidos, bem como, na possibilidade de indicação para amigos. Além dos discentes expressaram se sentir acolhidos e reflexivos com o conteúdo do site, bem como, consideram que o Joan pode ajudar outras pessoas. Concluiu-se, que o ambiente escolar deve oportunizar ações de prevenção e promoção da saúde de forma intersetorial, em prol da saúde mental do estudantes, inclusive, na visão dos sujeitos pesquisados o ambiente escolar possui fatores que podem ocasionar surgimento ou agravamento das questões de ansiedade, mas que as ações institucionais de forma contínua podem auxiliar no enfrentamento e mitigação de tais circunstâncias, tais como: formação para os educadores; criação de rodas de conversas; reforço na divulgação das ações institucionais, bem como, do atendimento psicológico.