O objetivo geral foi investigar as representações de professores de Educação Física (EF) sobre
o ensino das Lutas em aulas de EF do Ensino Médio (EM) da rede pública do Distrito Federal.
Por sua vez, os objetivos específicos foram: a) caracterizar a formação e os conhecimentos dos
professores de EF sobre as Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate (LAMEC); b) mapear
a realidade de ensino das Lutas na perspectiva dos professores de EF do EM da rede pública do
Distrito Federal; e c) investigar os objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação do ensino
das Lutas com professores que desenvolvem esse conteúdo no EM. Em relação aos
procedimentos metodológicos, a pesquisa se caracteriza como de natureza qualitativa, com
abordagem exploratória-descritiva, tendo como técnicas de coletas de dados o questionário e a
entrevista. Para análise dos dados, optou-se pela estatística descritiva e a análise de conteúdo,
técnicas que foram aplicadas, respectivamente, ao questionário e à entrevista. Os resultados
evidenciam que 52,63% dos professores experienciaram as Lutas como praticantes de alguma
modalidade, esse contato se deu principalmente em academias e projetos sociais. Na formação
inicial, a maioria (53,73%) teve contato com Lutas, principalmente através de disciplinas
obrigatórias. No processo de formação continuada, a maioria (55,26%) não teve contato com
as Lutas e a troca de experiências/vivências com colegas foi indicada como a estratégia mais
recorrente na obtenção de conhecimentos para o ensino das Lutas. No que diz respeito ao
conhecimento, evidenciou-se um conhecimento incipiente sobre as LAMEC. No que concerne
à realidade de ensino, a maioria dos professores (52,63%) não trabalha com o ensino de Lutas
e a falta de capacitação aparece como principal justificativa. Entre os professores que ensinam
Lutas, a adaptação de materiais/espaços/regras, a utilização do jogo e de recursos tecnológicos
aparecem como as principais estratégias metodológicas adotadas. No que se refere ao trato
didático-pedagógico das Lutas, os três professores investigados indicaram objetivos de ensino
relacionados à imposição curricular e aos valores. No que refere aos critérios para seleção dos
conteúdos, recorrem às experiências da prática social, bem como àquelas trazidas pelos alunos
e aos temas emergentes/contextuais. Em relação às metodologias de ensino adotadas,
enfatizam: 1) Jogo como estratégia de ensino; 2) Ensino através dos gestos específicos das
modalidades de Lutas; 3) Protagonismo dos alunos sobre a própria aprendizagem; e 4) Meios
de ensino diversificados. Em relação aos procedimentos avaliativos, optam por uma avaliação
contínua e formativa, bem como pela diversificação de instrumentos avaliativos.