Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
Estudos Literários (28002016003P4)
CENÁRIOS HISTÓRICO-LITERÁRIOS DE UMA NAÇÃO NA PROSA DE ANA MIRANDA
MONICA NAIARA PEREIRA DA SILVA SANTOS
DISSERTAÇÃO
01/08/2013

O principal objetivo nesta dissertação é a compreensão do processo de formação da consciência nacional e da identidade brasileira na prosa da escritora Ana Miranda, com ênfase no romance Desmundo (1996). Para tanto, considera-se a relevância do importante conceito pós-moderno de “presentificação do passado” nos textos literários contemporâneos, e nos modos como esse conceito introduz questões relativas ao processo de construção da nação e da identidade nacional nos romances de metaficção historiográfica. Portanto, apoiando-se numa metodologia bibliográfica, de cunho descritivo-analítica, são apresentadas discussões teórico-metodológicas de estudiosos dos temas da pós-modernidade, da formação da consciência e da identidade nacional, a saber: Hutcheon (1991), Baudrillard (1991; 2001), Jameson (2002; 2006), White (2001), Renan (1997), Anderson (2008), Santos (1997), Guibernau (1997), Bhabha (1997; 1998), Hall (2003), Bauman (2005), dentre outros. Na análise da prosa mirandina, discute-se a formação da nação brasileira e da consciência nacional a partir de sua gênese – o Brasil Colônia –, que é, em síntese, baseada na transgressão, no preconceito e na discriminação, numa pseudo “rigorosa” estrutura de classes e no abuso de poder. Examina-se, ainda, a presença paródica do mito fundacional e de origem da nação e da identidade do povo brasileiro, em que se enfatiza a importância do autoconhecimento do indivíduo. Observa-se, em suma, que a protagonista do romance pode ser considerada um modelo de representação desse processo de autoconhecimento.

Pós-modernidade. Metaficção Historiográfica. Consciência Nacional. Nação Brasileira. Identidade Nacional.
This document aims at comprehending the formation process of the national awareness as well as the Brazilian identity in Ana Miranda‟s works, focusing on the novel Desmundo (1996). To do so, it is taken into account the relevance of the important post-modern concept of „presenting of the past‟ in the literary and contemporary texts and the way this concept introduces issues related to the process of construction of the national identity in the novels of historiographic metafiction. Therefore, based upon a descriptive and analytical bibliographical methodology, it is presented theoretical and methodological discussions raised by scholars of post-modernity, formation of awareness and national identity such as: Hutcheon (1991), Baudrillard (1991; 2001), Jameson (2002; 2006), White (2001), Renan (1997), Anderson (2008), Santos (1997), Guibernau (1997), Bhabha (1997; 1998), Hall (2003), Bauman (2005), and so forth. In the analysis of Miranda‟s works it is discussed the formation of the Brazilian nation and the national awareness since its genesis – the colonial period - , which is, broadly speaking, based on transgression, prejudice and discrimination, in a taken-as „rigorous‟ classes structure and power abuse. Furthermore, it is examined the parody presence of the foundational myth, as well as the origin of the nation and the Brazilian identity, emphasizing the importance of the individual acknowledgement. To sum up, it can be noticed that the protagonist of the novel can be taken as a standard of representation of this process of identity acknowledgement. Such process is, at the same time, a plural, multifaceted and decentralized one.
Post-modernity. Historiographic Metafiction. National Awareness. Brazilian Nation. National Identity.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

LITERATURA E DIVERSIDADE CULTURAL
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Banca Examinadora

ELVYA SHIRLEY RIBEIRO PEREIRA
Sim
Nome Categoria
FRANCISCO FERREIRA DE LIMA Docente
LUIZ ANTONIO DE CARVALHO VALVERDE Participante Externo

Financiadores

Financiador - Programa Fomento Número de Meses
FUNDACAO DE AMPARO A PESQUISA DO ESTADO DA BAHIA - Programa de Bolsas FAPESB - Cota Institucional 24

Vínculo

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Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim