Esta pesquisa objetiva estudar os aspectos metodológicos a partir da educação CTSA no desenvolvimento de uma intervenção pedagógica para discutir a temática de produção de cerveja. O trabalho foi desenvolvido com estudantes da segunda e terceira séries do Ensino Médio de uma escola pública estadual da cidade de Castelo-ES. Tendo em vista a abrangência social da temática, uma vez que o álcool é considerado a substância psicoativa lícita mais consumida e que muitas pessoas têm feito o consumo excessivo da bebida, levando a problemas sociais e de saúde pública, especialmente, quando relacionado ao consumo por menores de idade. Assim, almejando um espaço escolar que busque formação cidadã de seus estudantes, a temática “química da cerveja” torna-se uma importante ferramenta no contexto escolar, uma vez que é nesse ambiente que grande parte dos adolescentes constroem experiências e se socializam mais fortemente. Por esse motivo, percebe-se a importância de uma abordagem que evidencie a relação entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente na busca de uma formação cidadã crítica e emancipatória. A pesquisa é qualitativa, do tipo estudo de caso. A Intervenção foi organizada e estruturada de acordo com os Três Momentos Pedagógicos, propostos por Delizoicov, Angotti e Pernambuco e aplicada em dez aulas, utilizando recursos metodológicos diversificados como aulas práticas experimentais, oficina de cerveja, rodas de conversa, palestras e visita técnica. A intervenção aconteceu em um período de pandemia pelo vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, por esse motivo, houve algumas adaptações e limitações na aplicação da intervenção devido ao distanciamento social e aos protocolos de segurança. Alguns encontros ocorreram também de forma remota, utilizando-se recursos da plataforma Google. Os dados emergiram de observações do pesquisador que foram registradas em seu diário de
bordo, aplicação de um questionário, rodas de conversa, relatos orais e escritos dos participantes, fotografias e gravações audiovisuais. Para a análise das informações transcritas, foi utilizada a metodologia da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi (2016) e segundo os referenciais teóricos utilizados nesta pesquisa: Freire, Chassot, Santos, Sasseron e Carvalho. Os resultados apontam que a intervenção possui potencialidades de uma abordagem interdisciplinar e capaz de promover a Alfabetização Científica de estudantes do Ensino Médio.