O objetivo principal deste trabalho foi o de produzir um jogo de tabuleiro para o Ensino
Médio integrado que abordasse a sexualidade. Para tanto, foi realizada uma pesquisa
bibliográfica exploratória sobre a educação em sexualidade e observado que a
sexualidade é algo inerente ao ser humano, está presente desde o nascimento até a
morte do indivíduo, e ao longo da vida se manifesta de diferentes formas, sendo
constituída pela interação de fatores biológicos, psicológicos, sociais, econômicos,
políticos, culturais, históricos e religiosos que o indivíduo vivencia. Isso demonstra a
importância e necessidade de se trabalhar tal temática no ambiente escolar,
principalmente, na Educação Profissional e Tecnológica que busca formar cidadãos
com conhecimento acadêmico e preparados para o mundo do trabalho, unindo
conhecimento técnico e intelectual, tendo o trabalho como princípio educativo. É
perceptível que a educação em sexualidade é tratada, muitas vezes, como um tabu e
que seu enfoque em sala de aula pode ser dificultado pela falta de preparo e
conhecimento das/dos professoras/es, por falta de apoio familiar e por costumes e
crenças internalizados na nossa sociedade. Assim, foi desenvolvido e aplicado o jogo
educativo “Superando Tabus” para estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Médio
técnico integrado do IFPR – Campus Telêmaco Borba e avaliado, por meio de
questionários com questões abertas e fechadas em uma pesquisa qualitativa, no qual
foram criados núcleos de significação a partir de indicadores percebidos nas respostas
das/dos participantes. O jogo se mostrou uma forma alternativa no processo de
ensino-aprendizagem para a educação em sexualidade, por meio de uma abordagem
emancipatória, no ambiente escolar. Tal metodologia buscou aproximar o estudante
da temática e contribuiu para internalizar e ampliar o conhecimento, por meio da
interação e colaboração dos estudantes no jogo, explorando temas que vão além das
questões físicas e reprodutivas, características da aplicação dessa temática em sala
de aula, que em grande parte fica sobre a responsabilidade das disciplinas de Ciências
e Biologia. Constata-se que é necessário esclarecer e compreender a importância de
um ponto de vista transversal em sala, como indicam os Parâmetros Curriculares
Nacionais sem sobrecarregar apenas uma disciplina. Característica essa necessária
também na Educação Profissional e Tecnológica, que visa uma educação unitária,
integral, omnilateral, politécnica, científica e tecnológica, o que possibilita a integração
dos diversos saberes.