Este trabalho tem como desafio investigar o uso da linguagem viva, as construções
discursivas concretas e a entonação emotivo-volitiva em Cante lá que eu canto cá: filosofia
de um trovador nordestino (2008), de Patativa do Assaré. A pesquisa corresponde a uma
análise semântica de viés dialógico, uma vez que está voltada para a compreensão de aspectos
da construção de sentidos. Nessa empreitada, o trabalho segue a orientação da teoria dialógica
da linguagem do Círculo de Bakhtin, uma vez que essa teoria estuda a linguagem sob a
perspectiva da interação social e dialógica, levando sempre em consideração todo o contexto
socio-histórico, ideológico e cultural da construção de discursos, o que proporciona a
compreensão dos processos de produção de sentidos e o valor da entonação das construções
discursivas entre os participantes do discurso, num processo dialógico de interação e
comunicação verbal. Como processo teórico-metodológico, a pesquisa envereda-se pelos
estudos de Bakhtin (2010, 2011, 2014, 2015, 2017, 2018); Volochínov (2013, 2018);
Medviédev (2012); além de bakhtinistas como Brait (2007); Faraco (2009); Leite (2014);
Sobral (2009, 2011, 2013, 2016); entre outros estudiosos da teoria dialógica da linguagem e
pesquisadores da poesia de Patativa do Assaré. De início, a pesquisa aborda os princípios da
teoria dialógica no que concerne ao estudo do enunciado concreto, dos gêneros do discurso,
do estilo e da entonação expressiva com o objetivo de compreender a palavra viva, a
entonação emotivo-volitiva e a atividade avaliativa do autor-criador em sete poemas que
compõem o corpus desse trabalho. Em seguida, através da análise que explora a expressão
avaliativa na atividade poética e os respectivos tons emotivo-volitivos responsáveis pelo
conteúdo discursivo e axiológico dessas avaliações, a pesquisa destaca, como resultados, tons
emotivo-volitivos filosóficos, irônicos, dramáticos, de denúncia/crítica social, tristeza,
lamento, indignação, nostalgia, protesto, saudosismo, etc. e diversas avaliações sociais do
autor-criador em relação ao processo histórico, cultural e social da vida cotidiana dos
sertanejos moradores rurais do interior do sertão nordestino, tudo isso enformado e acabado
esteticamente na poesia nordestina e universal de Patativa do Assaré. Em síntese, a pesquisa
resulta em uma singular compreensão dialógico-responsiva de valores socioculturais,
históricos e ideológicos representativos da vida do nordestino do interior cearense,
materializados nos enunciados concretos da atividade poética de Patativa do Assaré.