• Portal do Governo Brasileiro

Plataforma Sucupira

Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
EDUCAÇÃO (26001012011P5)
UM OLHAR ECOFORMADOR E TRANSDISCIPLINAR SOB A FORMAÇÃO CONTINUADA DE UMA PROFESSORA CAMPONESA: PENSANDO A INCLUSÃO EM UMA TURMA MULTISSERIADA DE UMA ESCOLA DO CAMPO
TAMIRES DE CAMPOS LEITE
DISSERTAÇÃO
02/08/2021

Essa pesquisa objetiva compreender como a ecoformação e a transdisciplinaridade podem contribuir no desenvolvimento de espaços de inteligibilidade, que leve uma professora camponesa, de uma turma multisseriada em uma escola do campo, a ressignificar o seu processo de formação docente e o seu agir pedagógico no processo de inclusão escolar. Para tanto, tomamos como referencial teórico autores que se debruçaram sobre: a ecoformação, a transdisciplinaridade, a Educação do Campo e a inclusão. Foi participante da pesquisa uma professora de uma escola do campo – município de União dos Palmares – que lecionam em uma turma multisseriada (fundamental I) que, entre seus estudantes, tem dois estudantes diagnosticados com deficiência intelectual. Assim, a questão que orientou esse estudo compreende em: como, sob o olhar da ecoformação e da transdisciplinaridade, promover espaços de inteligibilidade, a fim de que uma professora camponesa que atua em uma turma multisseriada do ensino fundamental I, em uma escola do campo, ressignifique o seu processo de formação docente e o seu agir pedagógico no processo de inclusão escolar? Diante desse questionamento, como aspecto metodológico tomamos como base a perspectiva teórica epistemológica ecossistêmica que dispõe de uma ontologia e de uma epistemologia complexa e, uma metodologia transdisciplinar considerando os três elementos constitutivos da transdisciplinaridade: o terceiro incluído, os níveis de realidade e a complexidade que dispõe dos operadores cognitivos para compreensão dos processos de intervenção, compreensão do real. Essa pesquisa teve influência da pesquisa-ação existencial de Barbier (2007) e, como procedimentos de produção dos dados foram utilizados: a entrevista semiestrutura, a observação participante, o diário itinerante e as sessões reflexivas em um movimento espiralado. Assim, como resultado dos dados interpretados foi apreendida a teia da relação existencial da professora Semente Crioula tomando como base sua história de vida, reflexões e suas ressignificações a respeito do (re)pensar a sua formação docente e práticas pedagógicas para a inclusão frente ao processo educacional camponês vivenciado, proporcionando a ética da religação e a reintrodução do sujeito cognoscente. Nesta pesquisa buscamos religar as diversas dimensões da vida e os diversos saberes da professora Semente Crioula, não se prendendo apenas aos conhecimentos científicos, mas enveredando por entre as inter relações das vivências e conhecimentos plurais que se encontram no contexto social. O olhar da ecoformação e da transdisciplinaridade possibilitou perceber a importância das relações permeadas pela razão e a emoção na constituição da intersubjetividade e da subjetividade da professora Semente Crioula, e repensar a sua prática pedagógica diante do processo de inclusão, onde ela se percebeu como camponesa ao refletir sobre sua história de vida diante de momentos que foi estimulada a relembrar suas vivências camponesas, seus medos e aflições que influenciavam no seu atuar pedagógico. A professora ressignificou seu processo de formação refletindo sobre a importância de respeitar o ritmo de aprendizado de cada estudante e, em sua prática pedagógica repensou estratégias de envolver os saberes da comunidade aos saberes da escola, dos ensinamentos escolares que está para além dos conteúdos programáticos. Ao mesmo tempo a professora compreendeu diante das ações pedagógicas realizadas, repensadas, replanejadas mediante reflexão que, não é desconsiderar um saber em detrimento de outro, mas, articular os diversos saberes que na comunidade camponesa se encontra intimamente relacionada a natureza, a terra, aos valores de pertencimento a um coletivo camponês.

Educação do Campo;Ecoformação;Transdiciplinaridade;Educação Continuada;Inclusão Escolar
This research aims at understanding the contributions of ecoformation and transdisciplinarity to develop intelligibility spaces that may lead a rural teacher who teachers a multigrade class at a rural school to resignify her teacher education process and her pedagogical praxis during the course of an inclusive process. To that end, our theoretical framework is composed of studies on ecoformation, transdisciplinarity, Rural Education and inclusion. Our research subject is a woman born and raised in a rural area who works at the city of União dos Palmares at a rural school, teaching a multigrade (Elementary-level) class with two students who have been diagnosed with intellectual disabilities. Thus, our research question is: using ecoformation and interdisciplinarity tenets, how can we promote intelligibility spaces so that a country woman who teaches a multigrade elementary class at a rural school can resignify her teacher education process and her pedagogical praxis during an inclusive education process? The methodology is aligned with ecosystemic epistemology, with its complex ontology and epistemology as well as its transdisciplinary methodology, based on three constitutive elements: 1) the included third, 2) reality levels, and 3) complexity, which provides the cognitive operators to understand processes of reality comprehension and intervention. Barbier’s (2007) existential actionresearch was a key model and our data were obtained by means of a semi-structured interview, participant observation, a wandering diary, and reflexive sessions, organized in a spiral-like movement. As a result, we have been able to grasp the existential relationship web of our subject, the teacher Semente Crioula, based on her life story, her thoughts and the resignification process of (re)thinking her teacher education and her pedagogical praxis to incorporate inclusion in her rural education process, which involved an ethics of reconnection and the reintroduction of the learning subject. During the course of this research, we have sought to reconnect teacher Semente Crioula’s many existential dimensions and types of knowledges, not limiting ourselves to scientific ones and instead encompassing the relations between experiences and plural knowledges from social contexts as well. The ecoformation and transdisciplinary-based approach has allowed us to realize the importance of the relationships permeated by both reason and emotion to the constitution of teacher Semente Crioula’s intersubjectivity and subjectivity, and also enabled her to rethink her pedagogical praxis in face of the inclusion process, during which she came to perceive herself as a rural subject as she was called to reflect upon her life story and recall rural experiences, fears and troubles, and how those have influenced her pedagogical performance. The teacher has resignified her education process by reflecting upon the importance of respecting each student’s learning pace; in addition, she addressed the question of how to integrate community knowledge and academic knowledge in her pedagogical praxis, and reflected upon how schools can be a place to learn much more than what is in the syllabus. At the same time, as her pedagogical actions were carried out, reconsidered and re-planned upon reflection, Semente Crioula understood that one sort of knowledge need not give place to the other, and that it is possible to articulate the different sorts of knowledge, including the rural community ones, which are closely related to nature, to the land, and to belonging to a collectivity
Rural Education;Ecoformation;Transdisciplinarity;Continued Teacher Education. Inclusive Education
1
129
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
O trabalho possui divulgação autorizada
dissertação final tamires leite.pdf

Contexto

EDUCAÇÃO BRASILEIRA
EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA OU SOFRIMENTO PSÍQUICO
-

Banca Examinadora

MARIA DOLORES FORTES ALVES
DOCENTE - PERMANENTE
Sim
Nome Categoria
MARIA DOLORES FORTES ALVES Docente - PERMANENTE
NEIZA DE LOURDES FREDERICO FUMES Docente - PERMANENTE
WALTER MATIAS LIMA Docente - PERMANENTE
MARILZA VANESSA ROSA SUANNO Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Sim
Plataforma Sucupira
Capes UFRN RNP
  • Compatibilidade
  • . . .
  • Versão do sistema: 3.73.6
  • Copyright 2022 Capes. Todos os direitos reservados.

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o gov.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies.Se você concorda, clique em ACEITO.

Politica de Cookies

O que são cookies?

Cookies são arquivos salvos em seu computador, tablet ou telefone quando você visita um site.Usamos os cookies necessários para fazer o site funcionar da melhor forma possível e sempre aprimorar os nossos serviços. Alguns cookies são classificados como necessários e permitem a funcionalidade central, como segurança, gerenciamento de rede e acessibilidade. Estes cookies podem ser coletados e armazenados assim que você inicia sua navegação ou quando usa algum recurso que os requer.

Cookies Primários

Alguns cookies serão colocados em seu dispositivo diretamente pelo nosso site - são conhecidos como cookies primários. Eles são essenciais para você navegar no site e usar seus recursos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Estabelecer controle de idioma e segurança ao tempo da sessão.

Cookies de Terceiros

Outros cookies são colocados no seu dispositivo não pelo site que você está visitando, mas por terceiros, como, por exemplo, os sistemas analíticos.
Temporários
Nós utilizamos cookies de sessão. Eles são temporários e expiram quando você fecha o navegador ou quando a sessão termina.
Finalidade
Coletam informações sobre como você usa o site, como as páginas que você visitou e os links em que clicou. Nenhuma dessas informações pode ser usada para identificá-lo. Seu único objetivo é possibilitar análises e melhorar as funções do site.

Você pode desabilitá-los alterando as configurações do seu navegador, mas saiba que isso pode afetar o funcionamento do site.

Chrome

Firefox

Microsoft Edge

Internet Explorer