Esta pesquisa tem como objetivo a geração de um produto educacional de caráter
didático-pedagógico, aqui representado por um Jogo Tabuleiro digital em Libras para
alunos surdos e ouvintes do Ensino Médio Integrado- EMI, do Instituto Federal de
Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO, campus Palmas, propondo
como material pedagógico o jogo Pegadas da Inclusão: um jogo de tabuleiro digital
em Libras (PDI), que pretendeu evidenciar as diferenças linguístico-culturais,
convidando os estudantes a contemplarem o universo da surdez na perspectiva da
diferença, no contexto educacional. Considera-se que a proposta de educação
bilíngue para surdos em escolas inclusivas está amparada em leis e decretos, mas
ainda apresenta uma série de desafios para sua implementação. Este público
estudantil, de modo geral, tem sido percebido sob a ótica biologizante, no campo da
deficiência, o que tem inviabilizado a sua formação omnilateral. Para tanto, faz-se
necessário um olhar sob a perspectiva histórico-social da comunidade surda, sob as
diferenças linguísticas e culturais. Com o propósito de compreender o cenário atual
de contradição do ensino de estudantes surdos incluídos no ensino médio integrado,
o trabalho buscou fundamentação teórico-conceitual nos estudos oriundos dos
princípios marxistas, considerando a realidade histórico-cultural destes, visando sua
formação omnilateral. Para realização do trabalho, recorreu-se do método qualitativo
de pesquisa aplicada, tendo como meio de geração de dados as entrevistas
semi-estruturadas, roda de conversa interativa, levantamento bibliográfico e análise
documental. Após a identificação dos problemas por meio das entrevistas, roda de
conversa e análises bibliográficas, elaborou-se o PDI como produto educacional,
que buscou proporcionar a circulação da Libras de maneira cada vez mais robusta
dentro dos espaços educacionais. A análise de dados demonstrou que o PDI
viabilizou a formação omnilateral dos alunos surdos e ouvintes por meio do
desenvolvimento das habilidades linguísticas relacionadas à língua brasileira de
sinais no contexto do ensino médio integrado, contribuindo com a efetiva inclusão de
surdos nos espaços escolarizados. O referido jogo encontra-se disponível por meio
do seguinte site https://pegadasdainclusao.com.br/.