Introdução: A meditação do tipo Atenção Plena tem sido utilizada pelas escolas médicas como estratégia para auxiliar os estudantes no gerenciamento do estresse. Objetivo: O objetivo deste estudo foi buscar evidências sobre a efetividade de programas de treinamento baseados em Atenção Plena na redução do sofrimento psicológico e na promoção de bem-estar de estudantes de medicina. Método: Revisão Sistemática e Metanálise orientada pela metodologia Cochrane e reportada conforme diretrizes do PRISMA (Preferred Reporting Itens for Systematic Reviews and Meta-analysis). Bases de dados eletrônicas consultadas: Cochrane Library; Embase; PubMed/MEDLINE; PsycINFO/PsycNet; LILACS/BVS; ERIC (ProQuest); Web of Science; OpenGrey; Google Acadêmico; com busca de artigos publicados até agosto de 2020, sem restrições de tempo e de idiomas. Foram selecionados Ensaios Clínicos Randomizados (ECRs) que verificassem os efeitos dos treinamentos baseados em Mindfulness em estudantes de medicina. Dois revisores, independentemente, selecionaram os artigos, extraíram os dados, avaliaram a qualidade metodológica dos estudos incluídos (ROB 2) e a qualidade da evidência (GRADE). O protocolo foi registrado no PROSPERO International Prospective Register of Systematic Reviews (CRD42020153169). Resultados: Dos 633 artigos encontrados, oito atenderam aos critérios de inclusão. O total de participantes foi de 694: 440 do sexo feminino e 254 do masculino, com idades entre 18 e 25 anos. O treinamento baseado em Mindfulness melhorou os desfechos: Atenção Plena (ao término da intervenção efeito pequeno: SMD = 0,29; 95% CI: 0,03 a 0,54; p = 0,03; I 2 = 46% e no acompanhamento efeito pequeno: SMD = 0,37; 95% CI: 0,04 a 0,70; p = 0.03; I 2 = 53%); bem-estar/saúde psicológica (ao término da intervenção efeito pequeno: SMD = -0,27; 95% CI: - 0,67 a 0,13; p = 0,18; I 2 = 76% e no acompanhamento efeito grande: SMD = - 0,73; 95% CI: - 1,23 a – 0,23; p = 0,004; I 2 = 61% ) e estresse (ao término da intervenção efeito pequeno: SMD = - 0,29; 95% CI: - 0,56 a - 0,02; p = 0,04; I 2 = 57% e no acompanhamento efeito moderado: SMD = - 0.45; 95% CI: - 0.67 a – 0.22; p = 0.0001; I 2 = 0%). A síntese narrativa aponta: redução dos sintomas de ansiedade e depressão após o treinamento, com manutenção desse resultado no acompanhamento; percepção do aumento dos níveis gerais de empatia ao final do treinamento, mas não houve diferença entre os grupos intervenção e controle no acompanhamento; para o desfecho resiliência não houve diferença significativa, tanto ao término da intervenção, quanto no acompanhamento. A qualidade da evidência para o desfecho atenção plena é alta, para os desfechos stressem e bem-estarem/saúde psicológica é moderada, para os desfechos ansiedade, depressão, empatia e resiliência é muito baixa. Conclusões: Os estudantes treinados perceberam diminuição dos sintomas de estresse/sofrimento psíquico; e ansiedade e depressão; e também relataram a percepção de melhora nos atributos: bem-estar/saúde psicológica; resiliência e empatia.