A formação continuada de professores e a prática de avaliação com alunos de 4.º e 5.º ano é
objeto deste estudo. Desse modo, buscou-se, compreender se a formação continuada das
professoras de 4.º e 5.º ano atende suas necessidades teóricas e práticas relativas às concepções
e aos anseios sobre a avaliação de aprendizagem dos estudantes. Para tanto, delineamos como
objetivos específicos: refletir sobre a formação continuada a partir dos depoimentos das
professoras entrevistadas de 4.º e 5.º ano voltadas para a avaliação da aprendizagem; identificar
tipos de avaliação escolar a partir dos relatos de experiências das professoras de 4.º e 5.º ano;
elencar representações sobre a avaliação da aprendizagem e a formação continuada; evidenciar
o Projeto Político Pedagógico (PPP) como uma política de avaliação a partir da literatura.
Buscamos embasar e entrecruzar os pensamentos de alguns autores como: Antônio Nóvoa
(1989, 1991, 1992, 1995, 2012, 2017) Bernardete Angelina Gatti (2003, 2009, 2013/14), Carlos
Cipriano Luckesi (1999, 2002, 2005, 2018), José Carlos Libâneo (1999, 2001, 2004, 2014,
2016) Jussara Hoffmann (2003, 2005), Maria Selma Grosch (2011), Selma Garrido Pimenta
(2012, 2013, 2010) e Maurice Tardif (2003, 2014). Também nos amparamos em alguns
documentos legais que embasam e norteiam a educação brasileira. Os sujeitos do estudo foram
cinco professoras de 4.° e 5.° ano de um total de três escolas de rede municipal de Lages/SC. A
pesquisa teve uma abordagem qualitativa, conforme Flick (2009, 2013). Já, os instrumentos de
coleta de dados foram um questionário e uma entrevista semiestruturada. Os dados revelaram
a relevância de uma formação continuada que contemple um repensar de ideias, práticas e tudo
o que traga melhoria à avaliação da aprendizagem e implique num aprofundamento pedagógico
do professor. Mesmo concluindo que a prática de avaliação das professoras contribui
significativamente para o processo a pesquisa nos revela, por meio das análises, que essas
professoras necessitam de um saber pedagógico que favoreça ainda mais um olhar reflexivo na
aplicação do método avaliativo, valorizando, assim, a ampliação e o aprofundamento de
conhecimentos que são inerentes à profissão docente e internalizado por meio da formação
continuada.