Esta dissertação apresenta uma análise das manifestações artísticas, políticas, ideológicas calcadas na expressão da cultura baiana compreendidas entre o período de 1964 e 1984. Desta forma foi indispensável apontar a importância de se entender o processo narrativo nas concepções ideológicas através da linguagem. Tal procedimento reforça a ideia de compreensão das culturas, através de sua unidade de formação com base nas suas expressões artísticas e contemporâneas. Sendo assim, apresentamos a pertinência do processo de investigação crítica a respeito da literatura com outras artes. Para tanto, nos serviremos da narrativa do contista baiano Vasconcelos Maia e da narrativa cinematográfica do documentarista, também baiano, Agnaldo Azevedo Siri. O corpus desta pesquisa constitui-se por um filme e um conto. Tomamos as duas narrativas como alegorias para neles perquirir os sentidos de sertão e de algumas identidades sociais evidenciadas a partir do processo de criação e encenação das memórias dos sujeitos constitutivos dos cenários histórico-cultural, o que nos permitirá mostrar a força criadora de um projeto de representação da cultura e da arte baiana comungada por esses artistas.