O objeto desta pesquisa foi o estudo das competências socioemocionais, trabalhadas na disciplina Projeto de Vida do Programa INOVA, do currículo paulista do Governo, que foi reformulado com a implantação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Teve por objetivo geral problematizar as competências socioemocionais apresentadas em tal disciplina. Como objetivos específicos, permitir aos estudantes a reflexão e o diálogo sobre as competências socioemocionais, visando a responder às seguintes perguntas: Esta disciplina cumpre o que lhe é proposto? Como os estudantes a percebem? Será que ela responde às questões feitas por esses estudantes? Ela é necessária e pertinente? Qual contribuição esta disciplina traz para eles? O universo da pesquisa foi uma escola do programa de ensino integral (PEI), localizada na periferia da cidade de Carapicuíba. Os sujeitos foram 39 alunos matriculados no entre o 1º e o 3º ano do ensino médio e uma estudante concluinte da escola do ano de 2019, além de dois professores que ministravam aulas do projeto de vida e a vice-diretora da escola. A metodologia foi de cunho qualitativo, tendo por base a análise documental dos documentos norteadores das políticas públicas educacionais, nacional e estadual, para entender a dinâmica dessas políticas, os conceitos e as teorias que embasam a educação, além dos organismos internacionais, dos documentos que embasam as competências socioemocionais e como elas são aplicadas na sala de aula, por meio da disciplina Projeto de Vida, Análise dos documentos da escola, como projeto político-pedagógico, planejamentos, atas de reuniões, diários de classe, livros de ocorrências para situar os leitores sobre qual escola está sendo pesquisada. Os sujeitos da pesquisa foram 39 estudantes do ensino médio, 1 ex aluna, 2 professores e 1 vice-diretora da escola estadual Prof. Wilian Rodriguês Rebuá. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo a partir da coleta de dados, com questionários para 39 estudantes matriculados em séries aleatórias do 1º ao 3º ano do ensino médio, entrevistas com 4 estudantes e 1 concluinte do ano de 2019, além da entrevista com dois professores e a vice-diretora, através de grupos de discussão que visou esclarecer como as competências socioemocionais eram trabalhadas na sala de aula e como os alunos eram compreendidas pelos alunos, levando em consideração a educação integral, que visa desenvolver no estudante as habilidades cognitivas e emocionais. Ao final da pesquisa, conseguimos observar que os resultados mostraram que os estudantes utilizam a aula do projeto de vida para falar e serem ouvidos sobre temas que não são abordados nas demais aulas, como a família, depressão, quem eu sou? e o que eu quero? contrariando a lógica na qual as competências socioemocionais foram pensadas, que é moldar os estudantes para o mercado de trabalho, com isso o trabalho nos mostra a importância de trabalhar as competências no contexto escolar.