Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
O duelo de vozes na arena do discurso: com a palavra, o graduando do curso de letras
FRANCISCO VIEIRA DA SILVA
DISSERTAÇÃO
13/11/2012

A presente pesquisa tem como objetivo principal analisar o discurso de graduandos do curso de Letras/Língua Portuguesa, com vistas a escrever/interpretar o duelo de vozes oriundo da construção de imagens acerca do docente de Língua Portuguesa (LP) e do seu objeto de ensino. Para tanto, adotamos os dispositivos teórico-metodológicos da Análise do Discurso de linha francesa como subsídios para o gesto de leitura lançado sobre o corpus. Partindo da tese de que o discurso e o sujeito são caracterizados pela heterogeneidade, pela contradição, procuramos investigar como o embate de vozes discursivas emolduram a construção de imagens do docente de LP e de seu objeto de ensino e assinalam a heterogeneidade discursiva subjacente à aparente linearidade do discurso dos sujeitos da pesquisa. Nessa medida, nosso aparato teórico abarca as análises discursivas desenvolvidas por Pêcheux (1988; 1997; 2006), a questão das heterogeneidades constitutivas do discurso em Authier-Revuz (1990; 1998; 2004), as reflexões sobre a língua, o discurso e o sujeito suscitadas por Orlandi (2000; 2006; 2007a; 2007b, 2008), além da concepção de sujeito atravessado pela alteridade e pela incompletude advinda do entrecruzamento dos estudos do discurso com a psicanálise lacaniana presente em autores como Ferreira (2007; 2010) e Teixeira (2005). Em relação aos aspectos metodológicos da pesquisa, convém enquadrá-la como sendo uma pesquisa descritiva/interpretativista de abordagem qualitativa. O corpus é composto por questionários respondidos por alunos de todos os períodos do curso de Letras/Língua Portuguesa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Esta pesquisa está vinculada à Pesquisa “O desafio de ensinar a leitura e a escrita no contexto do ensino fundamental de nove anos e da inserção do laptopna escola pública brasileira” (doravante Pesquisa Desafio), que além de investigar a transição entre os ciclos dos alunos que estão na Educação Infantil (EI) para o Ensino Fundamental (EF), levando em consideração a obrigatoriedade do EF de nove anos e os efeitos daí decorrentes, procura também refletir a respeito da formação docente dos professores formados nos cursos de Letras e de Pedagogia. Nossa pesquisa centra-se, portanto, no cerne desse último objetivo da Pesquisa Desafio e propõe-se a investigar a formação inicial do professor de LP com base na análise do discurso de alunos na condição de professores em processo de formação, no intuito de descrever/interpretar o duelo de vozes que emergem da construção de imagens relativas ao docente de LP e do seu objeto de ensino. Chegamos à constatação de que o sujeito em formação situa seus dizeres num território híbrido, a partir do qual as imagens do docente e do objeto de ensino são discursivamente construídas. Essas imagens não estão apartadas da própria condição do sujeito em formação, dado que este, ao falar do docente de LP, também fala de si, descortinando a heterogeneidade e a incompletude que o constituem.

Discurso. Formação docente. Imagens. Vozes.
This research aims at analyzing the speech of undergraduate students of Arts/Portuguese language, in order to describe/interpret the dueling voices coming from the construction of images about the teaching of Portuguese Language (LP) and its object of teaching . Therefore, we adopted the provisions of theoretical and methodological guidance Discourse Analysis as subsidies for French gesture reading released on the corpus. Starting from the thesis that discourse and the subject are characterized by heterogeneity, by contradiction, we investigate how the clash of voices frame the discursive construction of teacher's picture LP and its teaching object and mark the discursive heterogeneity underlying the apparent linearity discourse of the research subjects. To that extent, our theoretical apparatus embraces the discourse analyzes developed by Pecheux (1988, 1997, 2006), the issue of heterogeneity in constitutive speech Authier-Revuz (1990, 1998, 2004), reflections on language, discourse and subject raised by Orlandi (2000, 2006, 2007a; 2007b, 2008), beyond the concept of otherness and subject traversed by the incompleteness coming from the intersection of discourse studies with Lacanian psychoanalysis present in authors such as Ferreira (2007, 2010) and Teixeira ( 2005). Regarding methodological aspects of research, should frame it as a descriptive / interpretive qualitative approach. The corpus consists of questionnaires answered by students from all periods of the course of Arts / English Language at the University of Rio Grande do Norte (UERN). This research is linked to Research "The challenge of teaching reading and writing in the context of basic education of nine years and the insertion of the Brazilian public school laptop (hereinafter Research Challenge) that besides investigating the transition between the cycles of the students who are in Early Childhood Education (EI) for Elementary Education (EF), taking into account the requirement of EF nine years and the resulting effects, also seeks to reflect on the training of teachers trained in teaching courses in Language and Pedagogy. Our research focuses, therefore, at the heart of this last objective Search Challenge and proposes to investigate the initial training of teachers of LP based on discourse analysis of students provided teachers in the training process in order to describe / interpret the dueling voices that emerge from the construction of images related to the teaching of LP and its teaching object. We came to the realization that the subject lies in training his sayings in a hybrid territory, from which the images of teachers and teaching object are discursively constructed. These images are not detached from the subject's own condition in training, since this, in speaking of the teaching of LP, also speaks of himself, revealing the heterogeneity a incompletennessthatis.
Speech. Teacher training. Images. Voices.
1
140
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
TEXTO, ENSINO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
O desafio de ensinar a leitura e a escrita no contexto do Ensino Fundamental de nove anos e da inserção do laptop na escola pública brasileira

Banca Examinadora

MARIA DO SOCORRO MAIA FERNANDES BARBOSA
Sim
Nome Categoria
ANDREA DE MORAIS COSTA BUHLER Participante Externo
GILTON SAMPAIO DE SOUZA Docente
ROSANGELA MARIA BESSA VIDAL Docente

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim