Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
Processo de didatização dos gêneros textuais e a produção textual no Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania – PROITEC/IFRN
JOCELIA DA SILVA GURGEL FREIRE
DISSERTAÇÃO
22/01/2013

Tem-se tornado cada vez mais presente, nos estudos contemporâneos sobre linguagem, a necessidade de se conceber a língua enquanto forma de ação social, pois toda e qualquer atividade/atitude humana encontra-se atrelada a práticas discursivas. Partindo desse pressuposto, faz-se necessária a aquisição, por parte dos indivíduos, de conhecimentos que possibilitem a sua inserção e posicionamento nas mais diversas atividades discursivas que brotam da realidade social. Então um trabalho que propicie desenvolver tais conhecimentos deve necessariamente fazer parte da didática de ensino dos professores de Língua Portuguesa, de forma a contribuir para que seus alunos, ao adquirirem determinados conhecimentos, possam atuar de modo mais crítico e participativo na sociedade. Esta investigação tem como objetivo analisar a proposta de trabalho com a produção textual escrita a partir do ensino de gêneros textuais no Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania – PROITEC, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFRN. Para isso, toma como objeto de análise o material didático referente ao conteúdo de língua Portuguesa a partir do ensino de gêneros: o livro Proteu na rota do descobrimento, organizado por Henrique (2012), utilizado pelo referido programa; a proposta de produção textual escrita constante da terceira avaliação dos alunos/candidatos do PROITEC, Câmpus Apodi; e suas produções textuais. Parte das abordagens teóricas que entendem a linguagem como interação social, baseadas, sobretudo, em Bronckart (1999; 2008) e em Schneuwly e Dolz (2004). A análise do livro didático e da proposta de produção textual solicitada na avaliação do programa nos possibilitou perceber que o trabalho destinado ao ensino da produção textual desenvolvido pelo PROITEC merece uma maior exploração, posto que objetiva uma perspectiva de ensino voltada para a produção da diversidade de gêneros textuais, além de uma maior abrangência do que é explorado no material em relação ao que é solicitado na Prova. Detectamos que a proposta de produção textual contemplada na prova, embora tenha o enfoque no gênero entrevista, não possibilita uma avaliação mais completa da produção a partir da análise dos aspectos referentes ao gênero solicitado. Os resultados relativos à amostra das produções textuais da avaliação demonstraram que os textos dos alunos/candidatos apresentam dificuldades, muitas vezes, relativas à falta de clareza acerca de alguns elementos relacionados ao gênero textual avaliado.

Sociointeracionismo. Gêneros textuais. Ensino. Produção textual.
It has become increasingly present in contemporary studies of language, the need to conceive of language as a form of social action, for any and all activities / human attitude is tied to discursive practices. Based on this assumption, it is necessary to acquire, by individuals, of knowledge that enable the insertion and positioning in various discursive activities that stem from social reality. So a job that provides develop such knowledge must necessarily be part of the didactic teaching of Portuguese Language teachers, to contribute to their students, to acquire certain knowledge, can act in a more critical and participatory society. This research aims to analyze the proposed work with the written text production from the teaching of textual genres Initiation Program in Technology and Citizenship - PROITEC, Federal Institute of Education, Science and Technology - IFRN. For this reason, takes as its object of analysis courseware content for the Portuguese language from the teaching of genres: the Proteus book on the route of discovery, edited by Henrique (2012), used by that program, the proposal of textual production writing at the third assessment of students / candidates PROITEC, Campus Apodi, and their textual productions. Part of the theoretical approaches to understand the language as social interaction, based mainly on Bronckart (1999, 2008) and Schneuwly and Dolz (2004). The analysis of the textbook and the proposal of writing required in the evaluation of the program has enabled us to realize that the work int ended for the teaching of textual production developed by PROITEC deserves further exploration, since it targets a teaching perspective focused on the production of diversity textual genres, plus a wider scope than the material is explored in relation to what is requested in the Proof. We have detected that the proposed text production contemplated in test, although the focus on gender interview, does not permit a more complete assessment of output from the analysis of aspects relating to gender requested. The results for the sample of textual productions of the evaluation showed that the texts of students / candidates present difficulties, often related to a lack of clarity about some elements related to the genre evaluated.
Sociointeracionismo. Textual genres. Teaching. Textual production.
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
TEXTO, ENSINO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
Funcionalismo, gramaticalização e construção discursiva

Banca Examinadora

JOAO BOSCO FIGUEIREDO GOMES
Sim
Nome Categoria
MARIA MARGARETE FERNANDES DE SOUSA Participante Externo
ROSANGELA MARIA BESSA VIDAL Docente
ANTONIO LUCIANO PONTES Docente

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim