Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
A análise linguística no livro didático de língua portuguesa do 9º ano: uma investigação funcionalista
ROSANGELA FERREIRA DE LIMA SOUZA
DISSERTAÇÃO
18/01/2013

O livro didático e a gramática destacam-se como objeto de estudo em inúmeras pesquisas na área da linguística, com o intuito de investigar o trabalho com esses aspectos nas aulas de Língua Portuguesa e na tentativa de acrescentar elementos a esse processo de reflexão, a presente pesquisa objetiva analisar as atividades de análise linguística no livro didático, procurando investigar os encaminhamentos propostos para a gramática. Para tanto, adotamos a teoria funcionalista da corrente norte-americana como aparato teórico, enfatizando as proposições de Givón (1995), Hopper e Thompson (1980), Furtado da Cunha (2008), bem como autores que direcionam seus estudos para o ensino de Língua Portuguesa, para a gramática e para o livro didático, dentre eles, podemos citar: Antunes (2007), Geraldi (2002) Mendonça (2006), Bagno (2001), Gomes (2009), Furtado da Cunha (2008), Furtado da Cunha; Tavares (2007), Travaglia (2003, 2009), Neves (1997, 2004, 2007). O material escolhido para análise é o livro didático para o 9º Ano do Ensino Fundamental da coleção Radix. A análise do corpus foi iniciada com a seleção de 06 (seis) atividades de gramática apresentadas no decorrer do livro. Feita a seleção, direcionamos o estudo analisando o trabalho proposto para o aspecto gramatical no decorrer dos exercícios, averiguando como as atividades colaboram para o desenvolvimento das habilidades e competências linguísticas dos alunos. Os resultados encontrados evidenciam exercícios pautados ainda pela predominância da gramática descontextualizada, não sendo direcionada à prática de análise linguística nas propostas. Constatamos, assim, que o livro didático em estudo privilegia em sua constituição uma concepção de ensino de língua que não prioriza a funcionalidade dos fenômenos linguísticos, se distanciando assim da concepção adotada na prática de análise linguística, que por sua vez, busca trazer na essência dos seus trabalhos uma concepção de língua como forma ou processo de interação. Ainda acontece uma separação entre estudo do texto e da gramática, deixando assim de se realizar um ensino interativo e integrado entre os eixos de leitura, escrita e gramática

Língua Portuguesa. Gramática. Análise Linguística. Livro didático. Funcionalismo
The textbook and grammar stand out as an object of study in numerous researches in the area of the linguistics, with the intention of investigating the work with these aspects in Portuguese Language classes and attempting to add elements to this process of reflection, this research aims to analyze the activities of linguistic analysis in textbooks, looking for investigating the solutions proposed for grammar. Theref ore, we adopt the functionalist American chain theory as theoretical apparatus, emphasizing the propositions of Givón (1995), Hopper and Thompson (1980), Furtado da Cunha (2008), as well as authors who direct their studies to the teaching of Portuguese language, for grammar and the textbook, among them we can mention: Antunes (2007), Geraldi (2002) Mendonça (2006), Bagno (2001), Gomes (2009), Furtado da Cunha (2008), Furtado da Cunha; Tavares ( 2007), Travaglia (2003, 2009), Neves (1997, 2004, 2007). The material chosen for analysis is the textbook for the 9th year of the collection Radix Elementary School. Corpus analysis began with the selection of 06 (six) grammar activities presented throughout the book. Made the selection, we direct the study analyzing the proposed work to the grammatical aspect during the exercises, examining how activities contribute to the development of the abilities and the linguistic competences of the students'. The results found, evidence exercises guided by the predominance of grammar without contextualization, not being directed to the practice of linguistic analysis of the proposals. We verified, therefore, that the text book in study privileges in its constitution a conception of language teaching that doesn't prioritize the functionality of the linguistic phenomena, thus moving away from the concept adopted in the practice of linguistic analysis, which on the other hand, search to bring in the essence of their works a language conception as form or interaction process. Still a separation happens between study of the text and of the grammar, thus leaving to realize an integrated and interactive teaching among the axes of reading, writing and grammar.
Portuguese Language. Grammar. Linguistic Analysis. Textbook. Functionalism.
1
109
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
TEXTO, ENSINO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
A produção e o ensino de texto em perspectiva interacionalista: questões de heterogeneidade, argumentação e funcionalidade da linguagem

Banca Examinadora

ROSANGELA MARIA BESSA VIDAL
Sim
Nome Categoria
JOAO BOSCO FIGUEIREDO GOMES Docente
VALDECY DE OLIVEIRA PONTES Participante Externo
MARIA DO SOCORRO MAIA FERNANDES BARBOSA Docente

Vínculo

CLT
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim