Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
Na trilha da leitura literária de professoras de Metodologias do ensino de Língua Portuguesa (MELPs)
MARIA GORETE PAULO TORRES
DISSERTAÇÃO
20/12/2012

Neste trabalho se analisa as experiências de leitura literária das professoras dos cursos de Letras/Língua Portuguesa e de Pedagogia da UERN, e suas possíveis contribuições para a formação leitora dos futuros profissionais da Educação Básica. Objetiva especificamente identificar que textos literários são lidos por essas professoras, considerando o processo de formação de leitoras na sua vida acadêmica, bem como verificar com que finalidade e com frequência as professoras pesquisadas realizam a leitura literária e como ocorre esse processo. Objetiva ainda, compreender se as professoras pesquisadas contribuem através de sua prática com a formação de leitor literário dos futuros profissionais da Educação Básica. Como aporte teórico foram utilizados os estudos de Amarilha (1997, 2006), Antunes (2009), Cosson (2009), Freire (1998), Geraldi (2006), Guedes (2006), Iser, (1996), Junqueira (2003), Magnani (2001); Machado (2002), Martins (2006), Sampaio (2005), Soares (2003), dentre outros, que discutem sobre o processo de formação de leitores, a leitura por prazer, bem como sobre o ensino de literatura. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, pois busca ver a relação entre a leitura literária e o sujeito que a pratica, visto que mundo e sujeito nutrem um vínculo indissociável, além de se configurar como uma pesquisa descritiva e interpretativa. Caracteriza-se como uma pesquisa documental, pelo fato de se trabalhar com material escrito de primeira mão. Com base no método indutivo de análise o corpus se constituiu de depoimentos de professoras de Letras, memoriais de professoras de Pedagogia e Programas de Disciplinas (PGCCs) elaborados e executados pelas professoras pesquisadas, complementados com questionários abertos aplicados as cinco professoras que lecionam e/ou lecionaram disciplinas voltadas para a Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa - MELPs na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Os resultados apontam que as professoras pesquisadas realizaram e/ou realizam leituras de uma grande diversidade de textos literários em uma frequência constante. Os resultados mostram ainda, que as professoras realizam a leitura literária com várias finalidades, tais como: para discussão e reflexão em sala de aula, para ajudar a compreender as teorias utilizadas em suas aulas e para sentirem prazer. Constatamos, ainda, que nos Programas das disciplinas existem marcas implícitas e explicitas das experiências de leitura literária das professoras pesquisadas e que essas professoras refletem em sua prática, com seus alunos, a importância da leitura literária para formação do indivíduo, além de lerem, discutirem e refletirem textos literários em suas aulas. Concluí-se que as experiências de leitura literária das professoras desta pesquisa contribuem de maneira bastante significativa na formação dos futuros profissionais da Educação Básica, colaborando de forma concreta e eficaz para que quando esses profissionais cheguem à sala de aula possam realizar um trabalho que venha a possibilitar a formação de novos leitores.

Educação Básica. Leitura literária. Ensino Superior
This work analyzes the experiences of literary reading of the teachers of the courses of Arts/Portuguese Language and Pedagogy UERN, and their possible contributions to the formation of future professionals reader of Basic Education. Specifically aims to identify which literary texts are read by these teachers, considering the process of formation of readers in their academic life, as well as check for what purpose and often the teachers researched realized literary reading and how this process occurs. It also aims to understand if the teachers researched contribute through their practice with the formation of future professionals literary reader of basic education. Were used as the theoretical studies Amarilha (1997, 2006), Antunes (2009), Cosson (2009), Freire (1998), Geraldi (2006), Guedes (2006), Iser, (1996), Junqueira (2003), Magnani (2001), Machado (2002), Martins (2006), Sampaio (2005), Soares (2003), among others, who discuss about the process of formation of readers, reading for pleasure, as well as on teaching literature. This is a qualitative research because search sees the relationship between literary readings and the subject who practices since world and subject nurture an inseparable link, beside it to configure of descriptive and interpretive. It is characterized as a documental research, for the fact of to work with written material first-hand. Based on the analysis inductive method of the corpus constituted of testimony from teachers of memorials Arts Pedagogy teachers and Disciplines Programs (PGCCs) elaborated and executed by teachers researched, complemented with open questionnaires applied the five teachers who teach and/or taught disciplines focalized on the Methodology of Teaching Portuguese Language - MELPs at the University of Rio Grande do Norte. The results show that the teachers researched realized and/or realize readings of a wide variety of literary texts in a constant frequency. The results also show that the teachers realize literary reading with various finalities such as for discussion and reflection in the classroom, to help understand the theories used in their classes and to feel pleasure. We certify also that in the disciplines Programs there are trademarks of implicit and explicit literary reading experiences of the teachers researched and that these teachers reflect on their practice, their students the importance of literary reading for the formation of the individual, beside read, discuss and reflect literary texts in their classes. We concluded that literary reading experiences of the teachers components of this research contribute significantly in the formation of future professionals of Basic Education, collaborating in a concrete and effective form that when these professionals come to the classroom to do a job that will to allow the formation of new readers.
Basic education. Higher education. Literary reading
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PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
TEXTO, ENSINO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
As práticas de leitura no ensino de língua portuguesa em cursos de letras e pedagogia

Banca Examinadora

MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO
Sim
Nome Categoria
MARIA DO SOCORRO MAIA FERNANDES BARBOSA Docente
LILIAN DE OLIVEIRA RODRIGUES Docente
ANA SANTANA SOUZA Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim