Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
LETRAS (23002018004P7)
Sujeito e interdiscursividade em diários de bordo de alunos do IFRN: diálogos com a obra "Do Lado de Dentro do Canto da Sereia"
THULHO CEZAR SANTOS DE SIQUEIRA
DISSERTAÇÃO
14/12/2012

O presente trabalho desenvolve uma reflexão sobre as formas como os sujeitos se revelam através da/na linguagem, em relações interdiscursivas, expressando-se sempre a partir de uma valoração axiológica própria, dotando os discursos de autoria própria a partir da ressignificação e organização em seus próprios discursos das palavras de outrem. O objetivo geral é analisar os modos como a interdiscursividade aparece nos discursos autorais de escritos produzidos nos diários de bordo dos alunos-atores do GPLT. Para tal, observamos os escritos de três diários de bordo produzidos pelos alunos-atores do Grupo de Pesquisa em Linguagem Teatral do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Câmpus Pau dos Ferros. Utilizamos o arcabouço teórico produzido por Bakhtin e seu Círculo, assim como de alguns comentadores da obra bakhtiniana, para discutir os conceitos de dialogismo, ideologia, sujeito, autor e gêneros do discurso. A partir dos estudos de Authier-revuz (1998; 2004) e Maingueneau (1996; 2002) discutimos a utilização do discurso de outrem na formação do discurso autoral. Os resultados apontampara a percepção de que os alunos-atores, ao realizarem seus registros, utilizam-se da intertextualidade e interdiscursividade e apropriam-se do discurso de outrem, principalmente através do discurso citado direto e do discurso citado indireto, e ao fazê-lo autoram seus próprios discursos, ou seja, constituem-se sujeitosna/da linguagem.

Dialogismo. Sujeito. Interdiscursividade. diários de bordo. autor
The present work develops a reflection on the ways the subjects reveal themselves through/in language, within interdiscursive relations, always expressing from an axiological valuation of their own, endowing the discourses of authorship of their own departing from resignification and organization of the words of the other in their own discourses. Our general objective is analyzing the ways interdiscursivity appears in the authorial discourses of written pieces produced in the logbooks of the actorstudents of GPLT. To do so, we have observed the writings in three logbooks produced by the actor-students of the Grupo de Pesquisa em Linguagem Teatral do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Câmpus Pau dos Ferros. Our theoretical framework is based on Bakhtin and his Circle, as well as on a few commentators of Bakhtin’s work to discuss the concepts of dialogism, ideology, subject, author, discourse genres. From the studies developed by Authier-revuz (1998; 2004) and Maingueneau (1996; 2002), we discuss the use of the discourse of the other in the formation of the authorial discourse. The results reveal the perception that the actor-students, while making their records, make use of intertextuality and interdiscusivity getting hold of the discourse of the other, mainly through both the discourse which is directly cited and the one which is indirectly cited, and by doing it, they author their own discourses, that is, they constitute themselves as subjects in/of language.
Dialogism. Subject. Interdiscursivity. Logbooks. Author.
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100
PORTUGUES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
O trabalho não possui divulgação autorizada

Contexto

ESTUDOS DO DISCURSO E DO TEXTO
TEXTO, ENSINO E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
Argumentação e constituição de sentidos: ethos, logos e pathos

Banca Examinadora

GILTON SAMPAIO DE SOUZA
Sim
Nome Categoria
MARIA EDILEUZA DA COSTA Docente
ANDREA DE MORAIS COSTA BUHLER Participante Externo
CHARLES ALBUQUERQUE PONTE Docente

Vínculo

Servidor Público
Instituição de Ensino e Pesquisa
Ensino e Pesquisa
Sim