O Ensino de Ciências, como a Química, Física e Biologia, assim como a Matemática, são desafios incessantes à docência, principalmente para a construção do conhecimento científico e conceitos a ele relacionados. Observa-se que a maioria dos alunos apresenta erros conceituais básicos até o final do Ensino Médio, e pesquisadores como Pozo e Crespo, Cachapuz e Delizoicov, Chassot, Sasseron e Carvalho apontam tanto a existência de dificuldades de compreensão nos diferentes níveis de ensino, até mesmo entre docentes da área, como também destacam a necessidade da renovação do Ensino de Ciências para além da memorização, defendendo a importância do Ensino de Ciências na perspectiva da alfabetização científica, que promova a formação de sujeitos ativos e críticos, capazes de transformar a sociedade de fato. Além destes, Marcondes e Mortimer ainda ressaltam a importância da abordagem do Ensino de Ciências por meio de unidades temáticas contextualizadas, acompanhadas de atividades diversificadas que favoreçam a participação ativa e crítica do principal sujeito da aprendizagem: o aluno. Tais desafios levaram ao desenvolvimento desta pesquisa, tendo a “Água” como tema norteador do processo de ensino-aprendizagem dos conceitos de Química, tais como elemento químico, átomo, molécula, concentração, dentre tantos outros, dada à riqueza de possibilidades e contextualização para sua abordagem. De caráter qualitativo e em formato de pesquisa “encoberta”, aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa, este trabalho apoiou-se na teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel. Verificou-se que as atividades diversificadas, complementares às propostas do currículo vigente, elaboradas e realizadas com base na metodologia e análise de conteúdo de Bardin, contribuíram para facilitar a compreensão, construção e desenvolvimento dos conhecimentos relacionados aos conceitos químicos de maneira significativa, implicando substancialmente na reflexão sobre as práticas docentes. Ancorada nos conhecimentos prévios dos alunos, e considerando-os como protagonistas no processo de ensino-aprendizagem, a atividade diagnóstica possibilitou o levantamento destes “subsunçores”, tornando-se a base para a elaboração dos instrumentos de coleta e análise de dados, bem como para a elaboração das atividades diversificadas complementares, possibilitando a construção de novos conceitos e a ressignificação, adequação e aprimoramento dos já existentes. Durante o processo foi possível verificar o desenvolvimento dos alunos, quanto à capacidade de expressão escrita e falada, interpretando os conceitos de química com as demais áreas do conhecimento de forma crítica. Os resultados apontaram uma melhoria significativa quanto à aprendizagem, indicada pela análise das categorias oriundas na investigação dos textos, contribuindo para o ensino de conceitos químicos a partir do tema água, numa perspectiva da alfabetização científica. Pretende-se que esta pesquisa possa contribuir para ampliar futuros trabalhos sobre o tema, com o objetivo de que os conceitos relacionados à Química sejam construídos com vistas à aprendizagem significativa e respectiva alfabetização científica para a formação do cidadão crítico e atuante na sociedade em que vive.