Situações envolvendo números racionais, independentemente da forma com que estejam representados (frações, decimais ou porcentagens) podem ser encontradas cotidianamente nas atividades desenvolvidas pelas pessoas. Apesar dessa abrangência, a aprendizagem deste conteúdo tem se baseado unicamente na perspectiva de partição apresentada, na maioria das vezes, por uma visão de parte/todo e parte/parte, prejudicando a expansão do conceito de fração de alunos. Em contrapartida a esta perspectiva, a ontologia de medição favorece o alargamento da compreensão desse constructo ao considerar o senso numérico e a magnitude de frações, e por discernir propriedades dos números inteiros dos números fracionários, devendo, assim, ser incentivada nas escolas, conforme indicação de autores e pesquisadores da área educacional de diferentes nacionalidades. Esse trabalho tem como objetivo investigar benefícios e limitações da aprendizagem do conceito de frações pela perspectiva de medição por alunos de uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental brasileiro. Para isso, as aulas foram baseadas nas quatro fases do 4A-Instructional Model e foram planejadas, executadas e refletidas à luz do Lesson Study, que se caracteriza por um planejamento realizado colaborativamente, no nosso caso, por onze professores, executado pela professora-pesquisadora e observado pelos demais professores. Trata-se, portanto, de uma pesquisa qualitativa, cujos dados emergiram das observações das aulas, registradas em diário de bordo, gravações de áudio e vídeo, assim como as produções dos alunos. Powell, autor do 4A-Instructional Model, apoiou a pesquisa no que diz respeito a essa abordagem; Siegler e outros pesquisadores nacionais e internacionais da Psicologia Cognitiva e Educação Matemática para frações; Vergnaud e Vygotsky para formação do conceito e aprendizagem; e, Takahashi, Isoda, Fujii, Lewis, Hurd e Souza para Lesson Study. Os resultados da pesquisa permitiu desenvolver um livro sobre a construção do conceito de fração pela perspectiva de medição
como produto educacional destinado a professores que ensinam Matemática e outros profissionais que tenham interesse no tema.