Esta pesquisa tem como objetivo analisar qual o trato e o espaço dado aos espaços não escolares na formação do pedagogo. A base da pesquisa é documental, dentro de uma abordagem qualitativa. Os documentos analisados foram: Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia (CNE/CP nº01/2006) e o Projeto Político Pedagógico (PPP) de três Instituições de ensino superior, contendo um perfil público, confessional e privado, localizadas nas regiões: nordeste, centroeste e sudeste. Foram analisados os seguintes itens dos PPP: filosofia do curso, objetivos e a organização curricular (matriz, ementas e referências bibliográficas), verificando qual o trato e o espaço dado aos espaços não escolares, assim como são abordadas as questões sociais, culturais, históricas, econômicas e políticas. Elegemos, como categorias de análise, as ações práticas e o multiculturalismo, como pressupostos do trabalho pedagógico em espaços não escolares. Foi possível identificar nos PPPs a abordagem, porém o foco dado à formação do pedagogo ainda está voltado à atuação em espaços escolares, dentro da educação básica. Muito há de se caminhar, a nosso ver, para que sejam contemplados na formação do pedagogo os espaços não escolares, trabalhados sob o olhar do multiculturalismo e sob a possibilidade de acessar, dentro das ações práticas, esses espaços. A formação que objetiva a docência para atuar dentro dos espaços escolares é importante, mas não pode ser a essência do curso. O que é imprescindível na formação é a ciência da docência, devendo ser exercida em qualquer local, como a educação é um processo multifacético, a formação do professor também deve romper os limites físicos da sala de aula.