Dados do Trabalhos de Conclusão

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
Ensino de Ciências e Matemática (26001012027P9)
ENSINO DE BIOLOGIA POR MEIO DE CHARGES
ADALBERON MOREIRA DE LIMA FILHO
DISSERTAÇÃO
22/02/2013

O presente trabalho relata uma investigação de caráter qualitativo, que objetivou desenvolver e analisar uma sequência didática destinada a ensinar biologia na Educação de Jovens e Adultos utilizando charges como principal material didático. Para isso, realizamos um estudo de caso com os alunos de uma turma de ensino médio do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos- PROEJA do Instituto Federal de Alagoas. A pesquisa foi discutida à luz da teoria semiótica de Peirce e Teoria Andragogia que abordada aprendizagem em adultos e do método de Paulo Freire. A sequência didática proposta foi realizada em quatro aulas e utilizamos três questionários, atividade proposta, observações e transcrições para coletar os dados. Os dados coletados foram categorizados e analisados pela técnica de triangulação dos dados. Como resultados, a pesquisa revelou que na percepção dos alunos a sequência foi de boa qualidade. As charges demonstram ser um material didático eficiente, principalmente nos pontos de promoção do diálogo em sala de aula ao estimular o cognitivo dos alunos. Por fim, podemos afirmar que a sequência didática desenvolvida e analisada contribuiu para reflexão e aprendizagem dos alunos.

Charges, Educação de Jovens e Adultos, Ensino de Biologia
This study reports a qualitative investigation that aimed to develop and analyze a teaching sequence designed to teach biology at the Youth and Adult cartoons using the main teaching material. To this end, we conducted a case study with students of a class of high school of the National Integration of Professional Education in Elementary Education with Youth and Adult Modality-PROEJA Federal Institute of Alagoas. The research was discussed in the light of Peirce's semiotics and theory Andragogy that addressed learning in adults and the method of Paulo Freire.A proposal didactic sequence was performed in four classes and used three questionnaires, proposed activity, observations and records to collect data . The collected data were analyzed and categorized by the technique of triangulation dados.Como results, the survey revealed the perception of the students was the result of good cartoons demonstrate qualidade.As be an effective educational material, especially at the point of promoting dialogue in room classroom and stimulate cognitive alunos.Por the end, we can say that the teaching sequence developed and analyzed contributed to student learning and reflection.
Cartoons, Youth and Adult Education, Teaching of Biology
ÚNICO
104
PORTUGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
O trabalho possui divulgação autorizada

Contexto

ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA
SABERES E PRÁTICAS DOCENTES
-

Banca Examinadora

EDNA CRISTINA DO PRADO
Sim
Nome Categoria
MERCEDES BETTA QUINTANO DE CARVALHO PEREIRA DOS SANTOS Docente
LIRIANE MONTE FREITAS Participante Externo

Vínculo

Servidor Público
Empresa Pública ou Estatal
Ensino e Pesquisa
Não

Produções Intelectuais Associadas

Não existem produções associadas ao trabalho de conclusão.