O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR) é uma
instituição de ensino que conta com um quadro amplo de profissionais técnicos e
docentes e, tendo em vista a ausência de regulamentações institucionais no âmbito
do IFPR concernentes à saúde do profissional docente, verificou-se a necessidade
de acompanhamento das condições laborais desses. Além disso, há uma carência
de estudos que envolvam a saúde dessa categoria de servidores públicos, e estes
enfrentam frequentemente problemas relacionados à voz devido à exigência da
própria profissão, que podem ser exacerbados com o ruído, fator presente no
ambiente laboral, bem como com a utilização da voz de forma indevida e, muitas
vezes, sem orientação profissional adequada. Nesse sentido, o objetivo do presente
trabalho envolveu verificar se existem e quais seriam os principais problemas de voz
percebidos pelos docentes do Campus Curitiba do IFPR e a relação entre esses
possíveis problemas com os hábitos de vida e ambiente laboral em que tais
professores estão inseridos, uma vez que esses fatores podem ser agravantes para
a saúde vocal desses servidores. Desta forma, este estudo foi desenvolvido na linha
de pesquisa de Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação
Profissional e Tecnológica e, para a realização da pesquisa, partiu-se da
investigação dos hábitos cotidianos, da autopercepção de voz que esses
professores possuem e do ambiente laboral em que estão inseridos. Para tanto,
foram utilizados questionários e, para a análise qualitativa dos problemas de saúde
vocal, foram levantados trabalhos acadêmicos e obras de referência de autores que
abordam a temática de ruídos em salas de aula, condições de saúde vocal em
docentes e voz do professor. Posteriormente, foi realizada análise quantitativa dos
dados obtidos com os questionários e, ao fim da primeira fase de coleta de dados,
percebeu-se que há uma relação entre a saúde vocal dos participantes da pesquisa
com o ambiente de trabalho em que atuam. Dessa forma, elaborou-se um produto
educacional, no modelo de e-book, intitulado Manual de Saúde Vocal, que foi
disponibilizado aos docentes do referido Campus. Após a disponibilização, realizou-se nova fase de coleta de dados, que objetivou verificar a avaliação dos professores
ao material disponibilizado. O manual foi avaliado por 30 docentes, dentro do
universo de 206 professores. Para esses participantes, em geral, o manual obteve
avaliações positivas em relação ao layout, linguagem empregada e aplicabilidade
das dicas e sugestões em seus cotidianos. Entretanto, apesar de o “Manual de
Saúde Vocal” ser bem avaliado pelos participantes, verificou-se que o mesmo não
atingiu um quantitativo expressivo e, desta forma, sugere-se a implementação de
programas de promoção de saúde no IFPR, de forma a estimular mais as ações de
conscientização sobre a saúde vocal.