A docência do ensino superior se fundamenta em diferentes saberes profissionais, dentre eles os saberes de experiência, que, articulados, permeiam o constante movimento de reflexividade da práxis pedagógica. O objetivo deste estudo é compreender a constituição da práxis pedagógica e dos saberes docentes no ensino da psicomotricidade em cursos de licenciatura em Educação Física. Foi realizada uma pesquisa interpretativa, qualitativa, utilizando o estudo de caso. Os lócus foram Instituições de Ensino Superior do Ceará - Brasil e os participantes foram os professores que lecionam a disciplina de psicomotricidade nos cursos de licenciatura em Educação Física. Para a coleta de dados, foram utilizados entrevistas e dados documentais, analisados por meio da Análise Temática de Minayo e pelo método de triangulação. O aporte teórico que fundamenta esta tese baseou-se, no que se refere à psicomotricidade: em Le Boulch (1983), Lapierre e Aucouturier (2004) e Vitor da Fonseca (2012); ao entendimento de formação de professor: Garcia (1999), Gauthier et al. (1998), Gondra e Schueler (2008) e Saviani (2008); à formação de professor de Educação Física: Melina e Azevedo (2011), Brasil (2001; 2014; 2015; 2018), Ferreira (2006; 2012; 2013); à práxis pedagógica e docência do ensino superior: Vázquez (2011), Souza (2009), Pimenta e Anastasiou (2014; 2002); aos saberes docentes: Tardif (2002; 2014); aos aspectos metodológicos: Guba e Lincoln (1994), Esteban (2010), Minayo (2013), Collado, Lucio e Sampieri (2013) e Yin (2015; 2001). Os principais resultados apontam que as trajetórias profissionais dos envolvidos foram primordiais para somar elementos formativos, como ilustram seus discursos. Quanto à constituição da práxis pedagógica, esta se deu pela elaboração das subcategorias: concepção de psicomotricidade; autonomia profissional; prática pedagógica; importância da psicomotricidade na educação física; relação teoria e prática; relação com o aluno e formação humana. No que tange à constituição dos saberes para o ensino da abordagem psicomotora, os participantes relatam os aspectos psicomotores adquiridos desde a infância e o aprender ‘a ser professor’. Nas considerações sobre docência, apontam para o direcionamento de um processo intencional e horizontal, posto que estabelece diálogo entre educador e educando. Citam diversos saberes necessários para o ensino da abordagem psicomotora: ‘saber holístico’; ‘competência’; ‘formação pessoal’; ‘consciência corporal’; ‘conceitual, procedimental, atitudinal’; ‘cognitivo, motor e afetivo’, dentre outros. O estudo aponta reflexões e contribuições para a formação dos futuros professores de Educação Física, assim como para os professores universitários, fornece conhecimento e esclarece dúvidas sobre a psicomotricidade, a abordagem psicomotora e suas relações e contribuições com a educação física, além de prestar esclarecimentos a gestores, coordenadores das Instituições de Ensino Superior e educação básica, que terão subsídios para pensar no ensino da educação física por meio da abordagem psicomotora, com os devidos esclarecimentos.