A partir do atual cenário da educação brasileira em que há diferentes orientações
governamentais para a Educação Básica, a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018)
surge como um novo documento normativo. Este, por sua vez, dentre as diferentes orientações
que apresenta, dedica-se a tratar sobre o componente curricular Língua Portuguesa, pertencente
à área de Linguagens, e suas diferentes práticas de língua(gem), incluindo o eixo análise
linguística/semiótica. Considerando esse escopo, o objeto desta pesquisa é o discurso da Base
Nacional Comum Curricular referente ao ensino de Linguagens para os Anos Finais do Ensino
Fundamental, com destaque ao componente curricular Língua Portuguesa, e ao eixo análise
linguística/semiótica. Em vista disso, o objetivo geral centra-se em analisar as relações
dialógicas entretecidas nas reverberações dos Estudos Dialógicos da Linguagem no discurso da
Base Nacional Comum Curricular em relação ao objeto discursivo eixo análise
linguística/semiótica, que faz parte do componente curricular Língua Portuguesa, para os Anos
Finais do Ensino Fundamental. Para tanto, a pesquisa está embasada teoricamente na concepção
dialógica de discurso, a partir dos escritos de Bakhtin e o Círculo, considerando as obras dos
próprios autores do Círculo e também as contribuições de reenunciações apresentadas em
pesquisas contemporâneas. No âmbito do aporte metodológico, a investigação insere-se no
campo da Linguística Aplicada, tomando como caminho para sua realização os preceitos da
análise documental em triangulação com a Análise Dialógica do Discurso, a partir de uma
postura dialógica para análise dos dados discursivos. Os dados de análise são as orientações da
Base Nacional Comum Curricular para a área de Linguagens, as orientações para o componente
curricular Língua Portuguesa, as orientações para o eixo prática de análise
linguística/semiótica, e as habilidades relacionadas ao referido eixo – constituindo o discurso
da Base Nacional Comum Curricular. A tese que se defende é que o discurso do objeto da
pesquisa responde, em grande parte de seu conteúdo semântico-objetal, dialogicamente aos
Estudos Dialógicos da Linguagem e à gramática tradicional, simultaneamente, engendrado em
relações dialógicas que matizam movimentos de convergência, divergência e oscilação entre
essas abordagens, balizado pelo/no entreespaço ideológico-axiológico do discurso da tradição
e do discurso da mudança. O movimento analítico se dá a partir das relações dialógicas
entretecidas no enunciado em resposta ideológico-axiológica aos discursos já-ditos quanto aos
Estudos Dialógico da Linguagem, constatando e concluindo, enfim, a confirmação da Tese com
base nos achados