Esta tese tem o objetivo de investigar as trajetórias formativas de aprendizagem da docência do
professor atuante em cursos de licenciatura de instituições privado-mercantis de Educação
Superior, considerando a influência de suas condições de trabalho. Essa temática se justifica
pela escassez de estudos sobre formadores de professores para a Educação Básica, sobretudo
no contexto privado. Pouco se sabe sobre esse profissional, como por exemplo, como foi sua
inserção na docência, onde foi formado, quais foram suas experiências anteriores na Educação
básica e na Educação Superior, qual seu regime de trabalho, sua remuneração, suas condições
de trabalho, dentre outros aspectos. Além disso, inexistem políticas educacionais específicas
para a formação de professores para esse nível de ensino, e a legislação atual é omissa quanto
à especificidade da preparação para esse tipo de docência. Nossos sujeitos de pesquisa são 46
professores formadores que atuam em cursos de licenciatura distribuídos em 12 instituições
privadas de Educação Superior do Estado de São Paulo, que fazem parte de um grande
conglomerado educacional. A maioria atua no curso de Pedagogia e parte deles nos cursos de
Letras, Educação Física, História e Matemática. Para levantamento do perfil desses professores,
foi elaborado um questionário, via Google Forms, com perguntas abertas e fechadas,
subdividido em quatro seções: informações pessoais; perfil acadêmico; perfil profissional e
condições de trabalho. As respostas contribuíram para melhor conhecer os professores
formadores que atuam na Educação Superior privada, agregando conhecimento sobre suas
experiências formativas, suas experiências docentes na educação básica e na Educação
Superior, sua remuneração, a quantidade de aulas que ministram, se receberam ou recebem
algum tipo de formação na IES onde trabalham, dentre outras informações relevantes. Para
aprofundamento de questões tratadas no questionário, também foram realizadas entrevistas
semiestruturadas, com nove docentes, selecionados segundo o critério de variação de tempo de
atuação na Educação Superior. O roteiro, composto de 12 questões, foi subdividido nos
seguintes temas: ser professor, saberes da docência, dificuldades no exercício da docência,
relação com a instituição onde leciona e papel como formador. A análise da fala dos sujeitos,
materializada nas entrevistas, foi feita com o apoio de instrumental teórico relativo a duas
abordagens, a pedagógica e a análise do discurso de vertente francesa, a qual evidenciou
processos de silenciamento e paráfrases nos depoimentos, como formas de resguardo da
imagem e da posição que cada sujeito ocupa na IES. No âmbito da abordagem pedagógica,
foram mobilizados referenciais que permitiram discutir sobre processos de construção da
identidade docente e da professoralidade; sobre as especificidades da docência na Educação
Superior; sobre os saberes necessários à prática educativa. As análises realizadas fortaleceram
a hipótese inicial desta tese de que as trajetórias de aprendizagem da docência do professor, no
contexto atual de financeirização da educação, são profundamente influenciadas por suas
condições de trabalho nas IES privado-mercantis, as quais afetam, de forma prejudicial, sua
constituição plena como profissional autônomo e crítico de sua prática.