O objetivo foi avaliar a efetividade do programa educativo voltado para a prevenção da
obesidade entre adolescentes escolares, ancorado no modelo transteórico de mudança de
comportamento. Estudo quase-experimental de grupo único, com abordagem quanti-qualitativa
realizado com adolescentes, de ambos os sexos, que cursavam o primeiro ano do ensino médio
em uma escola de ensino médio, no município de Sobral, Ceará, durante o período de abril a
julho de 2019. O programa educativo teve 16 encontros em local disponibilizado pela
instituição e contou com atividades realizadas em grupo e individualmente, incluindo: prática
de exercícios físicos, medição antropométrica, exame físico, orientações nutricionais e
educação em saúde para mudança de hábitos. A coleta de dados ocorreu nas seguintes fases: 1)
sensibilização dos alunos para participar do estudo; 2) aplicação de quatro questionários auto
preenchidos referentes as variáveis sociodemográfica, motivação dos estudantes para a prática
de exercícios físicos, conhecimento dos hábitos alimentares e estágios de mudança
comportamental; 3) Verificação das medidas antropométricas e exame físico dos participantes.
Os dados foram analisados mediante estatística descritiva, por meio do teste de Kolmogorov-
Smirnov. Por se tratar de um estudo que envolve seres humanos, foi orientado a partir da
Resolução de no 466, de 12 de dezembro de 2012, do Conselho Nacional de Saúde respeitando
os aspectos éticos, CAAE: 08284719.3.0000.5053. Houve o predomínio do sexo feminino
(97,4%) diante do masculino (2,3%). Em relação ao estado civil, (97,4%) eram solteiros.
Quanto a cor, (66,7%) afirmavam ser pardos e no que se refere à procedência, a maior parte
eram da cidade de Sobral (94,9%). Com relação a composição familiar, a maioria era composta
de três (25,6%) ou quatro (25,6%) pessoas. Observou-se que (25,6%) dos responsáveis
familiares haviam cursado o ensino fundamental incompleto, seguido do ensino médio
completo (23,1%) e incompleto (23,1%), o que representa uma baixa escolaridade. As
regulações motivacionais mais externas tiveram resultados baixos, constrastando com as mais
internas que apresentaram valores mais altos. Nenhuma das regulações motivacionais
apresentaram valores satisfatórios, exceto para a regulação externa (0,057). A maior parte dos
adolescentes não praticam atividade física com regularidade, apresentando desmotivação.
Durante as intervenções houve uma redução nas variáveis antropométricas, no entanto,
identificou-se que não houve avanço nos estágios e mudança de comportamento proposto pelo
modelo Prochaska e Di’clemente, esse fator está associado a dificuldade de compreensão ao
preencher as escalas propostas pelo estudo. Em relação a classificação dos estágios de mudança
de comportamento foi verificado que no M-1a maioria dos estudantes estavam no estágio de
pre-contemplação (66,7%), ao longo dos momentos de coleta do M-1 ao M-4, observou -se
discreto aumento no percentual de contemplação. Destaca-se, ainda que poucos estudantes
estavam no estágio de preparação. Conclui-se que o programa educativo para prevenção da
obesidade juvenil é uma ferramenta válida para ser utilizada por profissionais da saúde em
conjunto com a escola, favorecendo a promoção da saúde, prevenção da obesidade e
empoderamento de adolescentes escolares.