A contribuição advinda das práticas da Psicologia no intuito de fortalecer a Política de
Educação Permanente em Saúde, ainda é carente no modo de preparar a formação de
profissionais de saúde, com ênfase ao desenvolvimento de repertórios. Porém, no campo das
doenças dermatológicas estigmatizantes, tais como, a hanseníase, foi possível, neste estudo,
constatar a contribuição da Psicologia para o desenvolvimento de repertórios docentes,
fundamentada pela Análise do Comportamento (AC). Esta pesquisa consistiu em investigar as
condições metodológicas que se mostrem necessárias para promover ou aprimorar o
desenvolvimento de repertórios de ensino no contexto da formação em serviço de
profissionais da saúde em hanseníase. A coleta e análise de dados foram realizadas com
quatro pesquisadores que atuam como docentes em um Curso sobre noções básicas em
hanseníase, promovido pelo Instituto Lauro de Souza Lima (ILSL), com os seguintes temas:
imunologia, genética, resistência medicamentosa e fisiopatologia das feridas. A pesquisa foi
constituída em quatro Fases para o participante 1 (P1) e três Fases para os participantes 2, 3 e
4 (P2, P3 e P4). A Fase 1 foi constituída por três etapas da Aula A. A Etapa 1 consistiu no
preenchimento do Quadro de Planejamento de Aula efetuado por cada docente, contendo:
objetivos, estratégias de ensino/materiais, estratégias de avaliação/materiais e evidências ou
medidas de aprendizagem. A Etapa 2 consistiu no uso da videogravação ou autoscopia de
práticas educativas para cada edição da aula e transcrição do material em episódios que
apresentavam situações de interação entre docentes e aprendizes. A Etapa 3 teve como
objetivo entrevistar cada docente, com o objetivo de discutir e comparar os dados do
planejamento anterior e posterior das aulas. As Fases consecutivas (2, 3 e 4) corresponderam
à repetição das Etapas 1, 2 e 3. Em seu conjunto, os resultados revelaram uma ampliação dos
repertórios docentes de quem faz a formação em serviço na área da saúde quanto ao
planejamento e execução da aula, bem como à discussão dos episódios e demonstraram novos
procedimentos metodológicos para o desenvolvimento de tais repertórios. Foram constatadas
expansões no preenchimento das células do Quadro de planejamento, atestando modificações
nos repertórios em que as aulas foram ministradas, especificamente para P1 e P2. Os
episódios selecionados e exibidos das situações de aprendizagem entre cada docente (P1, P2,
P3 e P4) e os aprendizes foram expandidos a partir da Aula B, consecutivamente, sem
exceções. Os episódios de todos os participantes salientaram a exclusividade de aula
expositiva na Aula A. A correspondência entre as atividades de planejamento e as medidas
derivadas das interações dos alunos com as condições de ensino oscilaram. Entretanto, a partir
da Aula B, foi possível constatar que os objetivos fazem referência às ações dos aprendizes e,
em algumas ocasiões às ações do docente. As evidências de aprendizagem foram atribuídas
aos seguintes aspectos: aos estímulos incentivados pelo docente, às respostas dos alunos
mediante perguntas realizadas pelo docente, à elaboração de perguntas dos aprendizes após
esclarecimentos do docente, ao levantamento de situações externas exemplificadas pelos
alunos, às novas condições metodológicas que o docente utilizou para planejar a aula e à
emissão de respostas corretas pelos aprendizes. P1 se destacou por construir ações de uma
maneira intermediária até chegar no efeito esperado pelos aprendizes. P2 se sobressaiu por
criar exercícios que estimularam o raciocínio clínico dos aprendizes, assim que cada conteúdo
específico era exposto oralmente. P3 se distinguiu dos demais participantes por solicitar aos
aprendizes a solução de estudos de casos, ricos em dados clínicos e laboratoriais sobre
resistência medicamentosa. P4 obteve mais êxito na execução das aulas com a inserção de
exemplos práticos e estudos de caso ilustrados por figuras que correspondiam aos problemas
dermatológicos discutidos em sala de aula. Este estudo gerou a oportunidade de ampliar a
utilização da metodologia recursiva para outras atividades de ensino e constituir um núcleo de
formação continuada, com a possibilidade de assessorar os docentes que compõem os
diferentes cursos promovidos pelo ILSL. A formação em ensino dos participantes pode ter
efeito indireto na assistência aos usuários e até mesmo no trabalho em equipe de outros
profissionais. Os resultados desta pesquisa documentaram a adoção de subsídios teóricos da
AC, contribuindo para a formação e desenvolvimento de repertórios docentes dos
profissionais de saúde e para aqueles repertórios que foram incorporados à literatura em EPS,
a partir de alterações no planejamento, atuação do docente em sala de aula e nas reflexões dos
episódios. Contudo, essas características exigem condições adicionais de refinamento
descritivo que podem ser investigadas em estudos posteriores.