Neste trabalho, parte do conjunto de pesquisas realizadas no programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, o objetivo foi investigar as percepções de alunos sobre um curso de espanhol que propõe o ensino-aprendizagem de língua com foco nos aspectos culturais. Tendo como uma de suas bases principais o cinema, o curso Espanhol Dinâmico foi desenvolvido e é oferecido na COGEAE-PUCSP. Para atingir esse objetivo, foram analisadas as percepções dos participantes sobre aspectos da proposta de curso que despertaram seu interesse por seu ingresso e permanência. No início do módulo, identificaram-se as percepções sobre os elementos motivadores de seu ingresso, suas necessidades, lacunas e desejos/expectativas em relação ao estudo de espanhol. Para a avaliação da manutenção do interesse durante o módulo e ao seu término, foram identificadas as percepções sobre o aprendizado, os materiais, atividades e procedimentos adotados nas aulas. Com base nas respostas de questionários, foi realizada a Análise de Conteúdo (Bardin, 2010), além de se proceder a uma observação sobre os aspectos apontados também em suas entrevistas e nas gravações de aulas. A fundamentação teórica abarcou a visão sócio-históricocultural de ensino-aprendizagem (Vygotsky, 1934/1934), gêneros textuais (Bakhtin, 1952), a utilização de filmes em sala de aula (Napolitano, 2011, Jordan, 2009), avaliação e elaboração de curso e materiais (Graves, 1996, 2000; Ramos, 2001, 2004, 2009). Este trabalho pode ser considerado como um estudo de caso fundamentado nos conceitos teóricos de Yin (2010) e Michel (2009). Os resultados indicam as evidências das contribuições de uma proposta de ensino de língua estrangeira com base na cultura, em especial o cinema, e na possibilidade de trabalhar a língua estrangeira de forma integrada a outros saberes