O objetivo da pesquisa foi o de analisar o desenvolvimento de uma intervenção pedagógica
para abordar a temática de “Agrotóxicos” com enfoque CTS/CTSA, articulado ao conteúdo da
técnica de análise de Cromatografia Líquida de Alta Eficiência, na formação inicial de
professores de química. Participaram desta pesquisa 14 alunos do 6º semestre da disciplina de
Metodologia do Ensino de Química do curso de Licenciatura em Química do IFCE, campus
Maracanaú, e a intervenção pedagógica foi realizada nos meses de abril e maio de 2019. A
intervenção pedagógica foi planejada com base na abordagem baseada em problemas,
abordando a temática central de Agrotóxico, visando promover aproximações com a
perspectiva socioambiental e a educação CTS/CTSA, organizada por aulas expositivas, rodas
de conversas, aula de campo, apresentação de seminários, entre outras atividades. Tratou-se de
uma pesquisa qualitativa e quantitativa apoiada em observações, aplicação de questionários,
relatos orais e escritos, além de leituras de documentos oficiais sobre agrotóxicos. Foram
investigadas as possíveis mudanças de concepções atitudinais, aplicando o Cuestionario de
Opiniones sobre Ciencia, Tecnología y Sociedad (COCTS), a abordagem metodológica do
Estudo de Caso, configurando-se como o caráter qualitativo do estudo. Também foi aplicado,
um questionário aberto contendo quatro questões acerca dos principais tópicos abordados na
pesquisa. Os resultados obtidos nas análises evidenciam a importância de se trabalhar com
formas alternativas ao ensino tradicional. A utilização do COCTS com o Modelo de Resposta Múltipla (MRM) permitiu realizar uma boa avaliação das concepções atitudinais dos sujeitos
acerca da temática sob os aspectos quantitativos e qualitativos. Procurou-se responder a
seguinte questão norteadora: como inserir o enfoque CTS/CTSA no ensino de Cromatografia
Líquida de Alta Eficiência (CLAE) visando tornar o processo de ensino desse conteúdo
contextualizado com o cotidiano dos educandos, além de promover o debate crítico acerca da
temática socioambiental “Agrotóxicos”? Esta pesquisa justifica-se pela necessidade de
apresentar alternativas para minimizar as carências já diagnosticada em outros trabalhos acerca
do processo de ensino e aprendizagem em ciências, além de contribuir para o planejamento e
realização de atividade com enfoque CTS/CTSA. Através da análise desses resultados
evidenciam-se melhorias das concepções atitudinais dos alunos participantes, em que a média
geral do índice, que vai de -1 a +1, no teste apresentou valor de 0,141 e no reteste 0,153, além
da promoção do debate crítico acerca do uso de agrotóxicos. Analisando por categoria
(Adequada, Plausível e Ingênua), com exceção da categoria ingênua que sofreu uma pequena queda (indo de 0,030 para -0,006), as categorias adequada e plausível sofreram melhorias de 0,002 e 0,149, respectivamente. Constatou-se também a necessidade de se trabalhar mais em
cursos na área de ciências exatas acerca das definições de ciência e tecnologia, uma vez que as
questões que tratam dessas definições apresentaram baixos índices no teste, -0,008 para
definição de ciência e -0,071 para definição de tecnologia, bem como debater sobre suas
reponsabilidades sociais. Por fim, espera-se que os resultados aqui obtidos possam servir como
embasamento para a produção de futuras pesquisa na área de formação de professores com
enfoque na abordagem CTS/CTSA.