A presente pesquisa tem por objeto ilustrações e fotografias, produzidas para a divulgação da moda, aqui concebidas como enunciados que refletem acontecimentos históricos e características socioculturais do período em que foram realizadas. Esses vínculos com o
contexto permitem comprovar que as imagens de moda se articulam a outras manifestações culturais, como a literatura e o cinema, o que lhes confere um caráter híbrido. Para corroborar
esta tese, a pesquisa recorre aos fundamentos da Semiótica e toma como corpora ilustrações de moda publicadas entre os anos de 1886 e 1891, no periódico A Estação: Jornal Illustrado
para a Família (1879-1904), e a obra literária Quincas Borba, de Machado de Assis, que foi publicada, originalmente, em seções, nesse mesmo periódico, no mesmo recorte temporal
selecionado para averiguação; analisa, igualmente, fotografias de moda publicadas na década de 1940, na Revista do Globo (1929-1967), e a obra cinematográfica The Gang’s All Here
(1943), que foi veiculada no Brasil sob o título de Entre a Loura e a Morena. Com base em pesquisas bibliográficas, a investigação revisa concepções de moda, de cultura e de identidade
e a correlação entre elas, elo que explica a função de representação do contexto, exercida pelas imagens de moda; procede, também, à revisão de acontecimentos históricos e aspectos socioculturais do Brasil, no âmbito dos recortes temporais definidos para as análises dos corpora, etapa que permite estabelecer a convergência entre essas informações e as significações inerentes aos signos das imagens de moda. A partir das análises, a pesquisa conclui que, ao revelar o caráter híbrido pelo qual se constituem, as ilustrações de moda publicadas no periódico A Estação, evidenciam, por seus signos, a valorização da literatura,
no final do século XIX, e comprovam a submissão da cultura brasileira a expressões culturais da Europa; por sua vez, as fotografias de moda publicadas na Revista do Globo, na década de 1940, expressam a importância do cinema como produto cultural do período e explicitam a submissão da cultura brasileira à cultura norte-americana e a tentativa de afirmar a própria identidade. A análise da articulação estabelecida entre ilustrações de moda e o romance Quincas Borba e entre fotografias de moda e a comédia musical Entre a Loura e a Morena,
no recorte temporal de suas publicações, mostra o diálogo dos textos imagéticos de moda com a narrativa verbal e com narrativa fílmica, o que permite considerar a moda, a literatura e o
cinema como manifestações culturais complementares entre si.