A necessidade em ampliar recursos e redes de suporte de cuidado para
atender a população idosa se faz a cada ano mais emergente, em vistas do crescente e
acelerado aumento de pessoas idosas no Brasil. As doenças crônicas, as limitações
funcionais, o aumento de pessoas longevas e a fragilidade das famílias em oferecer
suporte apropriado se mostram presentes frente ao envelhecimento populacional. Na
velhice em algum momento, a necessidade de cuidados diário é real. A família é a
primeira a oferecer este cuidado, assim como, alguns espaços que dão o suporte e apoio
do cuidado na comunidade pautado em políticas públicas. Dentre eles, as Instituições de
Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os Centros Dia para Idoso (CDI). Objetivo:
Verificar a compreensão dos gestores das ILPI que realizam cuidados de CDI, de dois
municípios do interior paulista, acerca da tipologia desses serviços. Metodologia:
Trata-se de pesquisa exploratória, descritiva de fundamentação quali-quantitativa. Foi
realizada nas ILPI do município de São Carlos e Araraquara, estado de São Paulo. Parte
dos dados foi coletado no banco de dados do grupo de pesquisa envolvido, seguido de
aplicação de questionário semiestruturado junto aos gestores das ILPI que realizam
serviços de CDI. A análise de estatística simples, descritiva, por meio da frequência e
percentagem, assim como, com as construções de variáveis categóricas pela análise de
conteúdo temático foram aplicadas, assim como, todos os cuidados éticos. Resultados:
Foram verificadas 26 ILPI, sendo 21 privadas e 5 filantrópicas. Ao todo disponibilizam
833 vagas, sendo 712 ocupadas, na sua maioria por mulheres (68%). A rotina é
determinada por atividades prestadas na área de alimentação, cuidados de higiene
pessoal e controle de medicações. Das 26 ILPI, 16 oferecem serviços de CDI. Seus
gestores são 11 mulheres e 5 homens, média de 44 anos e vínculo na ILPI de 2,6 anos.
Desses, 11 tem ensino superior com destaque nas áreas de enfermagem (5) e de
administração (4). Quatro gestores indicaram que os serviços deveriam ter planejamento
distintos, embora as 16 ILPI utilizem a mesma estrutura, rotina e equipe. Conclusão: Os
gestores dos serviços que oferecem ILPI e CDI parecem ter uma visão equivocada sobre
a tipificação dos serviços, realizando-o sem normas técnicas específicas.