O letramento científico é uma questão urgente e valiosa, vivemos em uma sociedade científica e tecnológica. Ser letrado cientificamente significa ser capaz de utilizar o conhecimento e a informação de maneira interativa. Entretanto, o letramento científico da população mundial é extremamente baixo. No Brasil, apenas 5% da população apresenta letramento proficiente. Com relação a educação, um dos principais ambientes para desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem do letramento científico, os resultados são preocupantes. Entre 70 países que participaram do PISA em 2015, os estudantes brasileiros ocupam a 63ª posição no ranking. Impossível não questionar o papel do docente nestes índices. Não é de hoje que há pesquisas verificando possíveis relações entre índices estudantis e perfil dos docentes. Diante dos resultados estudantis e da possibilidade dessas relações, o objetivo desta pesquisa é identificar
o perfil dos docentes de Ciências da Natureza da Zona da Mata, Estado de Rondônia, suas percepções sobre letramento científico, Ciência e Tecnologia e o índice quantitativo do letramento científico docente. Para realização da pesquisa, utilizou-se de três questionários. O primeiro possibilitando a identificação do perfil dos docentes da Zona da Mata. O segundo sobre conhecimento do termo letramento científico e seus indicadores e questões envolvendo percepções sobre Ciência e Tecnologia. O questionário três, de dimensão cognitiva, composto de 36 questões, subdivididas em quatro níveis de letramento científico. Teve-se como base os relatórios do ILC – 2014 e PISA – 2015. As análises estatísticas foram realizadas por meio do RStudio. Quanto ao perfil, os docentes têm idade média de 33 anos. 56% são do gênero
masculino. A Biologia é a área em maior proporção (48%). A maioria (70%) possuem especialização latu sensu e 74% são egressos de instituições de ensino particulares. Quanto as percepções, o termo letramento científico é conhecido por apenas 22% dos docentes e nenhum destes apresenta conhecimento quanto aos indicadores de letramento e o que estes investigam; 56% consideram parcial a importância de ser letrado cientificamente para se viver no século
XXI; de forma geral possuem interesse por informações científicas, sincronicamente identifica- se carência de conhecimento destes em relação aos principais temas da Ciência na atualidade; 26% não se consideram aptos a letrar cientificamente seus alunos. Referente ao índice de letramento científico docente, 70% apresentam nível adequado. Entretanto, entre estes, apenas 26% apresentam nível ideal. Nenhuma das características identificadas no perfil dos professores exerce influência nos índices de letramento, assim como a maioria das percepções também não apresentam relação com o nível de letramento. Destarte, conclui-se que a Zona da Mata apresenta um público docente jovem e predominantemente masculino. A disciplina de Ciências da Natureza com mais representatividade é a Biologia, e a maioria dos professores graduaram-se em instituições privadas. O letramento científico é um termo novo para a maioria dos
docentes (78%), porém, mesmo sem formalização terminológica, 70% apresentam nível de letramento adequado. Verificou-se diversas incongruências quanto as percepções docentes, mas, estas não apresentaram relação com o índice de letramento científico dos professores de Ciências da Natureza da Zona da Mata.