Os Institutos Federais têm como eixo de atuação um projeto de formação emancipatória, ligado a ideia de que a Educação Profissional e Tecnológica não deve voltar-se apenas à formação de mão de obra para o mercado, mas sim, formar o ser humano de modo integral. Com vistas a contribuir com a construção da educação emancipatória pretendida,
objetiva-se neste trabalho identificar e analisar as concepções e práticas dos docentes de disciplinas de Educação Ambiental presentes nos cursos do Instituto Federal de Santa Catarina identificando os condicionantes e as potencialidades de desenvolvimento da EA Crítico-transformadora, perspectiva educacional freireana voltada à Educação Ambiental. As técnicas utilizadas para a coleta de dados foram revisão bibliográfica, pesquisa documental e aplicação de questionários. Foi realizada uma revisão bibliográfica buscando estudos que articulam a educação desenvolvida nos Institutos Federais, com a Educação Ambiental ou com temáticas ambientais relacionadas ao processo educativo. Foi realizada
também, uma pesquisa documental, para identificar as orientações para o desenvolvimento da Educação Ambiental no Instituto Federal de Santa Catarina. Foram analisados o Plano de Desenvolvimento Institucional, o Plano de Logística Sustentável, os projetos pedagógicos dos cursos oferecidos pela instituição e os planos de ensino de disciplinas com foco principal na discussão de questões ambientais, aqui chamadas de
disciplinas de EA. Os questionários foram respondidos por professores que desenvolvem suas atividades nessas disciplinas. A Análise Textual Discursiva foi escolhida como ferramenta analítica para interpretar estes dados. Os resultados das análises indicam que, apesar de sustentar-se na concepção de formação humana integral numa perspectiva
emancipatória, o discurso ambiental inserido, tanto nas diretrizes dos Institutos Federais, como nos documentos do Instituto Federal de Santa Catarina, aponta para uma perspectiva conservadora e pragmática de inserção da Educação Ambiental. Na análise dos Projetos Pedagógicos de Cursos ofertados pela Instituição foram encontradas disciplinas que têm
como foco principal a discussão de questões ambientais, e que, em sua maioria, estavam voltadas para a preservação e/ou resolução de problemas ambientais, com ênfase tanto em uma perspectiva ecológica dos problemas ambientais, como o foco na resolução pontual de problemas ambientais como atividade-fim. Portanto essas disciplinas
estão mais voltadas ao atendimento de demandas de mercado, e por isso, com limitado potencial para contribuírem com a educação emancipatória pretendida. Por isso, em uma segunda etapa de análise, apenas os planos de ensino das disciplinas com potencial emancipatório e os questionários respondidos por seus respectivos professores foram levados em consideração. Ao investigar as concepções e práticas desses professores
foi possível perceber um movimento contra-hegemônico, com características de enfrentamento à racionalidade técnica e de busca por uma abordagem Crítico-transformadora de Educação Ambiental. Por fim, analisando a realidade concreta do Instituto Federal de Santa Catarina, em sua estrutura, proposta pedagógica, organização curricular e profissionais, defende-se que os fundamentos teórico-metodológicos da
Educação Libertadora de Paulo Freire e o desenvolvimento da Abordagem Temática Freireana – o que caracteriza o quefazer da EA Crítico-transformadora - é uma possibilidade para a implementação da Educação Ambiental no contexto da Educação Profissional e
Tecnológica, na perspectiva da formação emancipatória pretendida pelo IFSC.