Este estudo teve como objetivo investigar os processos de construção e implementação do Plano Educacional Individualizado (PEI) de estudantes com necessidades educacionais especiais, matriculados no CEFET MG, Campus Timóteo. O PEI é um planejamento individualizado elaborado pelos educadores sempre que o discente, em razão de uma necessidade educacional especial, apresentar defasagem na aprendizagem e no desenvolvimento diante do currículo padrão. Por meio do plano, é possível planejar um conjunto de ações adequadas às reais especificidades desse aluno. Sua elaboração pelos educadores se dá de forma colaborativa, sendo importante a participação do aluno, quando for possível, da família e de especialistas, que auxiliarão a escola na compreensão da necessidade
educacional especial do estudante. Desse modo, o PEI norteia os trabalhos da instituição de ensino, direcionando-a para um adequado atendimento pedagógico ao discente. No Campus Timóteo, muitas são as dúvidas relativas ao PEI entre os educadores de ambas as categorias e as dificuldades desses profissionais quanto à sua elaboração. Assim sendo, este estudo teve como objetivo identificar, no contexto pesquisado, as causas das dificuldades encontradas pelos educadores no momento da elaboração do PEI, como enfrentá-las e como promover a inserção do plano na rotina acadêmica do Campus. Tal pesquisa se aproxima da pesquisa-ação, uma vez que teve como proposta investigar um problema e nele intervir, de forma colaborativa, com os sujeitos da pesquisa. Tal ação foi empreendida por meio de uma oficina realizada com um grupo de educadores do Campus, a qual resultou em encaminhamentos para posteriores intervenções. No entanto, outros procedimentos metodológicos foram utilizados, como o questionário, a entrevista semiestruturada e a pesquisa documental para o levantamento dos dados necessários à condução da análise. O estudo dos conteúdos foi realizado por meio do método de análise de conteúdo, fundamentado em Bardin (2016). O Produto Educacional originado deste estudo foi projetado para subsidiar os profissionais nos trabalhos com o PEI e se materializou em uma cartilha, elaborada em formato de livreto, que apresenta, em seu conteúdo, conhecimentos necessários para a elaboração do documento. As análises empreendidas ao longo deste estudo, os resultados dos dados levantados e a ação realizada no contexto da pesquisa contribuíram para a compreensão das
causas das dificuldades apresentadas no Campus quanto à elaboração do PEI. Além disso, o estudo possibilitou momentos de reflexão na instituição sobre a temática abordada, além de contribuir para o início de propostas de intervenções futuras, com o propósito de favorecer os trabalhos com o plano e, assim, colaborar para a efetiva
inclusão e formação com qualidade desse público.