Em cenário do trabalho atravessado por aspectos socioeconômicos, culturais, tecnológicos e
legalistas, o comércio varejista representa 47,4% do Produto Interno Bruto brasileiro, sendo
uma das maiores fontes de trabalho formal, possuindo, entretanto, o maior índice de
rotatividade do país. Por tais razões, o estudo sobre Políticas e Práticas de Gestão de Pessoas
(PGP), Comprometimento Organizacional e seus consequentes, Satisfação no Trabalho e
Intenção de Rotatividade, ocorreu no varejo. A pesquisa investigou como essas práticas
influenciam o Comprometimento e de que forma a relação entre as PGP e Comprometimento
impacta nos consequentes Satisfação no Trabalho e Intenção de Rotatividade. Esta pesquisa,
quantitativa, descritiva e explicativa, utilizou questionário, respondido por 648 trabalhadores
do comércio de Fortaleza, contendo dados demográficos e quatro escalas. O tratamento dos
dados utilizou análises fatoriais, exploratórias e confirmatórias; análises de correlação e
regressão; e modelagem por equações estruturais. Os resultados reforçam estudos sobre
Comprometimento Normativo (CN) e Comprometimento de Continuação (CC) e apontam,
ineditamente, a face dual do Comprometimento Normativo e o perfil Comprometimento
Afetivo/Normativo (CA/CN) enquanto força motivadora a ser buscada. As práticas
Recrutamento e Seleção (RS); Remuneração e Recompensas (RR); Treinamento,
Desenvolvimento e Educação (TDE); e Envolvimento são preditoras do Comprometimento,
que, neste contexto, aparece como Obrigação por Dívida ou como Dever Moral de carga
negativa. As práticas RS, RR e TDE explicam positivamente Obrigação por Dívida; e as
práticas RS, Envolvimento e RR explicam negativamente Dever Moral. O Comprometimento
surge como preditor de Satisfação, com o fator Obrigação por Dívida explicando
positivamente a Satisfação com natureza do trabalho, promoções e salários. O fator Dever
Moral explica negativamente Satisfação nas cinco dimensões. Comprometimento também é
preditor de Intenção de Rotatividade, que se relaciona negativamente com Obrigação por
Dívida e positivamente com Dever Moral. Os achados levaram à face dual do
Comprometimento Normativo, desafiando o varejo a incrementar Práticas de Gestão de
Pessoas que avancem do fator Obrigação por Dívida ao Dever Moral (perfil CA/CN) de carga
positiva. O teste de modelagem do Comprometimento na posição linear não apresentou
índices satisfatórios. Observou-se, nas análises, uma potencialidade do Comprometimento
como mediador. Investiu-se em um segundo modelo, e a análise de mediação múltipla
evidenciou o Comprometimento como mediador da relação entre todas as PGP e a Satisfação
no Trabalho e entre todas as PGP e a Intenção de Rotatividade. Os fatores Satisfação com
promoções, com salário e com a natureza do trabalho são mediados pelo Comprometimento
em quase todas as PGP. No campo científico, o estudo contribui ao investigar fora do
contexto anglo-saxônico, em país de cultura coletivista; enfocar dimensões menos
pesquisadas do Comprometimento; incluir dois consequentes, utilizando amostra e análises
robustas. Por fim, contribui ao testar dois modelos que articulam quatro construtos
simultaneamente. No campo organizacional, encoraja desenvolver Práticas de Gestão de
Pessoas que promovam a Satisfação, diminuam a Intenção de Rotatividade, por meio de um
Comprometimento que traga mais benefícios às partes envolvidas, e que considerem aspectos
culturais, socioeconômicos e legais do contexto brasileiro do trabalho.