Este estudo tem como objetivo geral analisar como os professores de Educação Física dos anos finais da Rede Municipal da Cidade do Recife, nas escolas regulares, tratam a ludicidade teórico-metodologicamente para a inclusão dos estudantes com deficiência. Nesta pesquisa, consideramos o lúdico como uma possibilidade de tratar a inclusão nas aulas de educação física, assim possibilitando a alegria, diversão, prazer, criatividade e liberdade (FRANÇA, 2008; SANTIN 2001; AGUIAR 1998; KISHIMOTO 1994; BROUGÈRE 2002; MARCELLINO 2009; BRUNER 1986; HUIZINGA 2000). Metodologicamente, para que isto fosse materializado, esta pesquisa se desenvolveu em uma abordagem qualitativa, na qual a opção metodológica escolhida foi a hermenêutica-dialética (MINAYO, 2004), pois o método inaugura um novo paradigma e possibilita uma autoridade epistêmica e racional ao pesquisador. Diante da opção metodológica escolhida, buscamos compreender a comunicação nesse método. Para compreender a comunicação dos sujeitos da pesquisa, foi necessário antes recolher dados através de fontes bibliográficas e documentais a partir de Marconi e Lakatos (2010), para serem feitos os questionários, entrevistas e as observações, segundo Lüdke e André (1986), com os professores da rede. A partir dos critérios que foram delineamos para participar da pesquisa, obtivemos o resultado de 4 professores da Rede Municipal, com isso realizamos as entrevistas com 4 professores em 4 escolas, e observamos 8 estudantes com deficiência. Em seguida adentramos em nossa última fase, que foi a das análises. Os dados recolhidos foram estudados segundo a análise de conteúdo do tipo categorial por temática em Bardin (2011) e Minayo (2004). A partir das análises realizadas, conseguimos observar que os professores se aproximam mais dos jogos e brincadeiras para tratar a ludicidade e se aproximar da realidade dos estudantes, promovendo, assim, oportunidade aos estudantes com deficiência a desenvolver a criatividade, a sociabilização, o respeito e a interação uns com os outros, assim descobrindo a sua própria ludicidade, desenvolvendo a alegria e compreendendo a escola como um ambiente em que é transmitido conhecimento de forma prazerosa.